Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
CORONAVÍRUS MS
Governo de MS
  • Início
  • COE
  • Notas
  • Legislação MS
  • Informações COVID-19
  • Boletim Epidemiológico
  • PROSSEGUIR
    • Apresentação
    • Atividades econômicas por faixa de risco
    • Legislação
    • Mapas por Grau de Risco
  • SES

VACINÔMETRO

Atualizado em 03-12-2022 10:42

DOSES APLICADAS

5.980.579

PRIMEIRA DOSE

2.262.254

SEGUNDA DOSE

1.974.483

DOSE ÚNICA

257.964

Percentual da população do MS com esquema vacinal completo.

79.46%

‹ Voltar

SES publica novo fluxo para regulação dos leitos relacionados ao coronavírus em MS

  • 29 out 2020
  • Categorias:Informação
  • Compartilhar:

O mapa passou por adequações quanto ao número de leitos no Estado

Campo Grande (MS) –  A Secretaria de Estado de Saúde (SES) publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (29), um novo mapa de fluxo para regulação dos leitos referentes ao coronavírus. Este sistema persistirá enquanto durar a pandemia e será modificado de acordo com a incidência e/ou prevalência da Covid-19 nas macro e microrregiões de saúde de Mato Grosso do Sul, objetivando a preservação da vida e o acesso aos serviços de saúde.

Conforme a resolução Nº 86/CIB/SES, todas as solicitações de leitos clínicos de SRAG/COVID-19 SUS ou leitos de UTI SRAG/COVID-19 SUS deverão ser inseridas no Sistema de Regulação CORE (Módulo de Urgência) utilizando a Ficha de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Nesta situação, o médico regulador deverá considerar os sinais e sintomas descritos na Ficha de Solicitação para avaliação da demanda. Ressalta-se que o fluxo definido no protocolo de atendimento pretende padronizar as ações adotadas na maioria dos casos, entretanto, casos específicos deverão ser analisados pela equipe de regulação.

Critérios

Os critérios para regulação dos leitos de SRAG/COVID-19 SUS levará em consideração, a população utilizada para o cálculo, preferencialmente, baseada na estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 2019. Em casos especiais, a Central de Regulação Estadual poderá regular conforme a disponibilidade de leitos de UTI SRAG/COVID-19 SUS existentes e ampliados no estado do Mato Grosso do Sul.

A configuração das referências para os leitos de UTI SRAG/COVID-19 SUS será utilizada para a fase da pandemia, as demais patologias seguem os fluxos existentes. Os Hospitais: Santa Casa de Campo Grande (90 leitos clínicos e 10 leitos de UTI), Hospital do Câncer Alfredo Abrão (18 leitos de UTI) integram o Plano de Contingência Estadual com leitos de retaguarda no enfrentamento ao SRAG/COVID-19 SUS. Já o Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados (32 leitos clínicos) deixa de ser retaguarda no enfrentamento ao SRAG/COVID-19 SUS.

Regulação de Leitos Clínicos e de UTIs

No caso do fluxo para Regulação dos Leitos Clínicos de SRAG/COVID-19 SUS, dos 79 municípios do Estado, 65 possuem leitos clínicos exclusivos para SRAG/COVID-19 SUS disponíveis nos próprios territórios.

Os leitos clínicos de SRAG/COVID-19 SUS obedecerão ao fluxo determinado para micro e macrorregiões de saúde. Ressalta-se que os municípios que não possuem leitos clínicos SRAG/COVID-19 SUS, serão regulados para o município de referência em leito de UTI SRAG/COVID-19 SUS.

Quanto ao fluxo para Regulação dos Leitos UTI SRAG/COVID-19 SUS, dos 79 municípios, 14 possuem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para SRAG/COVID-19 SUS disponíveis nos próprios territórios. Não foram renovados 10 leitos pelos Ministério da Saúde nos municípios de Paranaíba (10 para 5 leitos) e Sidrolândia (5 leitos). O mapa de leitos e de UTIs pode ser conferido aqui.

Rodson Lima, SES.

Foto: Saul Schramm

Posts recentes

  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Boletim semanal registra mais 601 casos e 7 mortes por Covid em MS
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Mato Grosso do Sul registrou mais 256 casos de covid e seis óbitos nos últimos 7 dias
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
E agora? como posso me proteger? Lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel. Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos. Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar. Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. ao tocar, lave sempre as mãos. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos. Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.
Como o coronavírus é transmitido? A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo )cerca de 2 metros), por meio de: Gotículas de saliva; Espirro; Tosse; Catarro; Toque ou aperto de mãos; Objetos ou superfícies contaminadas.
E quais são os principais sintomas? Similar a uma gripe, Geralmente é uma doença leve a moderada, mas alguns casos podem ficar graves. Os sintomas mais comuns são: Febre; Tosse: Dificuldade para respirar.
Como funciona a vacina contra o coronavírus? as vacinas contra covid-19 adotadas pelo SUS são seguras e cumpriram todas as fases, seguiram critérios científicos rígidos e se uso emergencial foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A pessoa que toma o imunizante tem o risco de desenvolver complicações pela covid-19 reduzido, mas ainda não está claro seu impacto na infecção pelo vírus. Indivíduos vacinados têm menor risco de complicações, mas é possível pessoas vacinadas venham a se infectar e transmitir a doença mesmo que não desenvolvam sintomas.
Acha que está com sintomas da covid19?
covid19: tudo o que você precisa saber.
Sars-cov-2: acompanhe as mutações genéticas do vírus.
Campanha de vacinação contra a gripe.
fonte: cartilha do ministério da saúde.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE

67) 3318-1600
Av. Poeta Manoel de Barros, s/n, Bloco VII
Parque dos Poderes
Campo Grande | MS
CEP: 79031-350

LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital