VACINÔMETRO
Atualizado em 03-12-2022 10:42
DOSES APLICADAS
5.980.579
PRIMEIRA DOSE
2.262.254
SEGUNDA DOSE
1.974.483
DOSE ÚNICA
257.964
Percentual da população do MS com esquema vacinal completo.
79.46%
Em um quadro de inúmeras incertezas, como o atual, gerado pela pandemia, buscar informações é fundamental para orientar o trabalho conjunto a ser feito e assim evitar mais perdas de vidas.
Nesta direção, o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, com o apoio técnico da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), criou o Programa de Saúde e Segurança na Economia (PROSSEGUIR), com o objetivo de estruturar um método baseado em dados, informações e indicadores capazes de nortear os diversos agentes da sociedade, principalmente os entes públicos, a tomarem suas decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da COVID 19 em nosso Estado.
É importante repetir que não se trata de uma competição, sobre quem faz mais e melhor, ou de um instrumento para apontar eventuais culpados, porque o nosso trabalho é integrado e movido a cooperação – o resultado de um agente ou instituição impacta diretamente o resultado dos demais. Todos temos nossa parcela de responsabilidade e a nossa determinação é buscar as melhores soluções técnicas possíveis e disponíveis, caso a caso, para vencer a doença.
Para contribuir nesta direção, o Programa Prosseguir trata simultaneamente diferentes áreas afetadas pela pandemia. Aqui se verá a abordagem sanitária – de saúde – associada diretamente à segurança das atividades econômicas, não apenas para mitigar a doença, mas também e especialmente evitar a todo custo medidas ainda mais drásticas e restritivas, como o lockdown.
O programa demanda a colaboração de todos para o aperfeiçoamento do modelo. É necessário que os sistemas de saúde sejam alimentados da forma mais ágil e correta, para que os números não distorçam ainda mais a realidade e o processo de tomada de decisão traga os resultados que a nossa sociedade espera e precisa. Assim, o estado se soma às prefeituras municipais, base de alimentação do sistema, para que o trabalho avance e resultados também.
Neste momento estamos todos aprendendo juntos. Por isso, não há aqui a pretensão de garantir que o modelo seja infalível ou melhor que qualquer outro, pois muitos outros agentes da sociedade vêm procurando estudar e conhecer melhor a nossa realidade para buscar alternativas.
É nosso dever e nossa responsabilidade, portanto, nos somarmos a este esforço coletivo.
Comitê do Programa de Saúde e Segurança da Economia – PROSSEGUIR.
Comitê Prosseguir: Segov, SES, Semagro, Sejusp, Sad, Sefaz, PGE, CGE e Conleg.
Coordenação Técnica: Secretária-Adjunta de Saúde (SES) e Superintendência de Gestão Estratégica (SEGOV).