Idosos são os que correm o maior risco de desenvolver complicações decorrentes da COVID-19
A Secretária-Adjunta da Secretaria de Estado de Saúde, Dra. Crhistine Maymone, participa nesta terça-feira (29), às 15 horas, da live “Como amenizar os efeitos da pandemia nas pessoas idosas”? A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, por meio da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Idosos. A transmissão, em alusão à Semana Estadual da Pessoa Idosa, instituída pela Lei Estadual nº 4.796/2015, ocorrerá na página oficial do Governo no Facebook.
Em razão da realidade advinda da pandemia, coloca os idosos como o grupo com maior risco de desenvolver complicações decorrentes da COVID-19, que podem inclusive levar à morte. A orientação é que fiquem isolados de jovens e de crianças e que mantenham distância de outras pessoas, visando evitar o contágio da doença – o que também pode desencadear um estado de ansiedade, solidão e depressão, afastando os idosos da família e dos amigos.
No Brasil, são considerados idosos aqueles com 60 anos ou mais e, conforme o IBGE, o número de pessoas nessa faixa etária chega a 13% da população brasileira – o que corresponde a 28 milhões de pessoas, das quais cerca de 17% apresentam limitações funcionais para realizar atividades da vida diária.
LIVE
O encontro on-line terá a participação do diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Ferreira Miranda, que discutirá a importância da atividade física regular aos idosos e as ações desenvolvidas pela entidade para atender pessoas desta faixa etária (60 anos ou mais), especialmente durante o período pandêmico da Covid-19.
Também vão compor a mesa de discussão o deputado estadual Renato Câmara, presidente da Frente Parlamentar; a secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Saúde, Dra. Crhistine Maymone; e a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, representando a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica e fazendo a mediação do debate ao vivo.
A Semana Estadual da Pessoa Idosa teve início na última sexta-feira (25) e se estende até o dia 1º de outubro. A finalidade é estimular as atividades físicas e mentais a pessoas idosas; conscientizar o idoso e toda a sociedade sobre sua importância como fonte de experiências e sobre o importante papel na construção de uma sociedade com maior qualidade de vida, além de sensibilizar diversos segmentos da sociedade para a atenção a indivíduos desta faixa etária.
Rodson Lima, SES