Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
CORONAVÍRUS MS
Governo de MS
  • Início
  • COE
  • Notas
  • Legislação MS
  • Informações COVID-19
  • Boletim Epidemiológico
  • PROSSEGUIR
    • Apresentação
    • Atividades econômicas por faixa de risco
    • Legislação
    • Mapas por Grau de Risco
  • SES

VACINÔMETRO

Atualizado em 03-12-2022 10:42

DOSES APLICADAS

5.980.579

PRIMEIRA DOSE

2.262.254

SEGUNDA DOSE

1.974.483

DOSE ÚNICA

257.964

Percentual da população do MS com esquema vacinal completo.

79.46%

‹ Voltar

SES desmente fake news e afirma que 12 unidades de saúde na Capital atendem por demanda espontânea

  • 12 dez 2020
  • Categorias:Informação
  • Compartilhar:

Primando pela transparência aos serviços prestados à população, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, vem a público desmentir Fake News que circula pelas redes sociais e grupos de aplicativos, em que afirma que todos os agendamentos referentes a marcação de testes de Covid-19 pelas unidades de saúde de Campo Grande estão sendo feitos exclusivamente pelo Disk Coronavírus 0800 647 0911, coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar.

O município de Campo Grande disponibiliza 12 unidades de saúde que atendem por demanda espontânea, ou seja, as pessoas podem ir diretamente às unidades para fazer os agendamentos dos testes, caso sejam consideradas elegíveis após passarem por consulta médica, que são organizados pelo sistema Hygea, sem que seja necessário ligar para o serviço do Disck Coronavirus. As unidades que realizam esse tipo de atendimento são: Batistão; Parque do Sol; 26 de Agosto; Tiradentes; Dona Neta; Moreninha; Vila Nasser; Oliveira; Nova Bahia; São Francisco; Aero Itália e Albino Coimbra. As dúvidas poderão ser esclarecidas pelo serviço de tele-consulta do município, através do telefone 2020-2170.

O Disk Coronavírus, que conta com apoio de equipes do Corpo de Bombeiros Militar, passou a administrar desde novembro a marcação de testes de outras unidades de saúde do município com a finalidade de desafogar os atendimentos realizados pelo Drive-Thru, em Campo Grande.

Quanto a publicação divulgada com o objetivo de disseminar, única e exclusivamente a desinformação à população, o diretor de Saúde e Assessor Técnico do Corpo de Bombeiros Militar na SES, Coronel Marcello Fraiha, afirma que: “já estão sendo adotadas medidas contra essa desinformação”!

Transparência

Para manter a população e os jornalistas bem informados sobre o Covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul mantém o hotsite: www.coronavirus.ms.gov.br. No endereço estão as principais notícias sobre a doença, os boletins epidemiológicos, e informações diversas sobre a importância de adotar hábitos de higiene como medida de prevenção, sintomas e como o tratamento da Covid-19, que ainda não tem cura, pode evitar o agravamento da endemia.

Objetivo é combater a propagação de notícias falsas, informar o que fazer diante da pandemia, além de deixar a população atualizada sobre as medidas que estão sendo tomadas pelo poder público. O site responde dúvidas como: “o que devo fazer para me proteger?”, “como o novo coronavírus é transmitido?”, “quais são os principais sintomas?” e “produtos que vem da China podem trazer o vírus?”.

Os principais sintomas da doença são febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade para respirar. As medidas de prevenção estão ligadas a hábitos de higiene como lavar as mãos com frequência, cobrir o rosto ao tossir, não compartilhar objetos pessoais, evitar tocar os olhos, nariz e boca e fugir de aglomerações.

Os boletins epidemiológicos da doença em Mato Grosso do Sul são atualizados diariamente neste Portal.

Rodson Lima, SES

Posts recentes

  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Boletim semanal registra mais 601 casos e 7 mortes por Covid em MS
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Mato Grosso do Sul registrou mais 256 casos de covid e seis óbitos nos últimos 7 dias
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
E agora? como posso me proteger? Lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel. Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos. Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar. Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. ao tocar, lave sempre as mãos. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos. Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.
Como o coronavírus é transmitido? A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo )cerca de 2 metros), por meio de: Gotículas de saliva; Espirro; Tosse; Catarro; Toque ou aperto de mãos; Objetos ou superfícies contaminadas.
E quais são os principais sintomas? Similar a uma gripe, Geralmente é uma doença leve a moderada, mas alguns casos podem ficar graves. Os sintomas mais comuns são: Febre; Tosse: Dificuldade para respirar.
Como funciona a vacina contra o coronavírus? as vacinas contra covid-19 adotadas pelo SUS são seguras e cumpriram todas as fases, seguiram critérios científicos rígidos e se uso emergencial foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A pessoa que toma o imunizante tem o risco de desenvolver complicações pela covid-19 reduzido, mas ainda não está claro seu impacto na infecção pelo vírus. Indivíduos vacinados têm menor risco de complicações, mas é possível pessoas vacinadas venham a se infectar e transmitir a doença mesmo que não desenvolvam sintomas.
Acha que está com sintomas da covid19?
covid19: tudo o que você precisa saber.
Sars-cov-2: acompanhe as mutações genéticas do vírus.
Campanha de vacinação contra a gripe.
fonte: cartilha do ministério da saúde.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE

67) 3318-1600
Av. Poeta Manoel de Barros, s/n, Bloco VII
Parque dos Poderes
Campo Grande | MS
CEP: 79031-350

LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital