Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
CORONAVÍRUS MS
Governo de MS
  • Início
  • COE
  • Notas
  • Legislação MS
  • Informações COVID-19
  • Boletim Epidemiológico
  • PROSSEGUIR
    • Apresentação
    • Atividades econômicas por faixa de risco
    • Legislação
    • Mapas por Grau de Risco
  • SES

VACINÔMETRO

Atualizado em 03-12-2022 10:42

DOSES APLICADAS

5.980.579

PRIMEIRA DOSE

2.262.254

SEGUNDA DOSE

1.974.483

DOSE ÚNICA

257.964

Percentual da população do MS com esquema vacinal completo.

79.46%

‹ Voltar

SES atualiza número de leitos clínicos e de UTIs Covid-19 em MS

  • 30 set 2020
  • Categorias:Informação
  • Compartilhar:

Estado passa a contar com 364 leitos de UTIs e 760 leitos clínicos

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (30), a atualização do Mapa Hospitalar de Leitos Clínicos e de UTI, do Plano de Contingência Estadual para ações de combate à Covid-19 em Mato Grosso do Sul. O Estado passa a contar a partir da nova publicação com 364 leitos de UTIs e 760 leitos clínicos.

Conforme a Resolução N. 74/CIB/SES, os hospitais Santa Casa de Campo Grande (90 leitos clínicos e 10 UTI’S), Hospital do Câncer Alfredo Abrão (18 leitos de UTI) e Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados (32 leitos clínicos) integram o plano de contingência Estadual com leitos de retaguarda no enfrentamento ao COVID-19, assim como consta nos Planos de Contingências de seus respectivos municípios.

A Resolução é retroativa a partir de 18 de setembro de 2020. Para conferir o novo Mapa Hospitalar clique aqui.

Ministério da Saúde

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, explica que Mato Grosso do Sul teve cinco leitos de UTIs que não foram renovados pelo Ministério da Saúde e outros municípios estão em sob análise. Os leitos são da cidade de Bataguassu. De 369 leitos de UTIs para Covid-19, a SES passa a contar com 364 leitos de UTIs.

“O Ministério da Saúde está levando em consideração, a taxa de ocupação dos leitos que seja maior que 50%, aqueles a menor, não estão sendo renovados. Nós temos aqui, o município de Bataguassu onde houve a desabilitação, uma vez, que a taxa de ocupação era menor daquilo que o Ministério da Saúde esperava”, explica o secretário.

Outros municípios do Estado também estão na mesma situação. “Chapadão do Sul e Sidrolândia estão na mesma situação. Estamos aguardando a manifestação da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados sobre os leitos do Hospital da Vida, que está habilitada até o dia 1° de outubro. Queremos saber se vamos renová-los ou não, para que não falte nenhum leito para os cidadãos”, pontua Resende.

“Mas nós também estamos fazendo algumas ações para que possamos manter os leitos de UTIs por mais algum tempo, mesmo porque, em algumas cidades e regiões do Estado, a taxa de ocupação tem crescido muito nos últimos dias. A exemplo, Ponta Porã, Paranaíba e no Hospital Regional de Campo Grande que a taxa de ocupação está alta”, explica o secretário.

O Ministério da Saúde repassa a cada município, R$ 1,6 mil para os leitos de UTIs. “Nós ainda acrescentamos alguns valores junto com os municípios para que possamos fazer o financiamento total destes leitos”, finaliza o Geraldo.

Rodson Lima, SES

Posts recentes

  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Boletim semanal registra mais 601 casos e 7 mortes por Covid em MS
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Mato Grosso do Sul registrou mais 256 casos de covid e seis óbitos nos últimos 7 dias
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
E agora? como posso me proteger? Lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel. Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos. Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar. Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. ao tocar, lave sempre as mãos. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos. Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.
Como o coronavírus é transmitido? A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo )cerca de 2 metros), por meio de: Gotículas de saliva; Espirro; Tosse; Catarro; Toque ou aperto de mãos; Objetos ou superfícies contaminadas.
E quais são os principais sintomas? Similar a uma gripe, Geralmente é uma doença leve a moderada, mas alguns casos podem ficar graves. Os sintomas mais comuns são: Febre; Tosse: Dificuldade para respirar.
Como funciona a vacina contra o coronavírus? as vacinas contra covid-19 adotadas pelo SUS são seguras e cumpriram todas as fases, seguiram critérios científicos rígidos e se uso emergencial foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A pessoa que toma o imunizante tem o risco de desenvolver complicações pela covid-19 reduzido, mas ainda não está claro seu impacto na infecção pelo vírus. Indivíduos vacinados têm menor risco de complicações, mas é possível pessoas vacinadas venham a se infectar e transmitir a doença mesmo que não desenvolvam sintomas.
Acha que está com sintomas da covid19?
covid19: tudo o que você precisa saber.
Sars-cov-2: acompanhe as mutações genéticas do vírus.
Campanha de vacinação contra a gripe.
fonte: cartilha do ministério da saúde.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE

67) 3318-1600
Av. Poeta Manoel de Barros, s/n, Bloco VII
Parque dos Poderes
Campo Grande | MS
CEP: 79031-350

LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital