O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou nesta segunda-feira (12.7) que Mato Grosso do Sul ultrapassar a marca de dois milhões de doses aplicadas da vacina contra Coronavírus é resultado do esforço coletivo e da unidade criada entre o Governo do Estado e os 79 municípios.
“São 59 mil profissionais da saúde que estão envolvidos na campanha de vacinação. Esses profissionais são verdadeiros guerreiros que estão se dedicando em imunizar a nossa população. Parabenizamos a todos os envolvidos”, disse.
O governador Reinaldo Azambuja ressaltou a unidade criada entre a gestão estadual com os municípios. “Somos destaque nacional por estarmos avançados na vacinação contra COVID-19 e isso é o fruto do dialogo e da unidade que criamos entre todos”, completou.
Na manhã desta segunda-feira foi realizado cerimonia de comemoração pela marca de 2 milhões de doses aplicadas da vacina contra COVID em mato Grosso do Sul.
Mato Grosso do Sul ultrapassou a marca de dois milhões de dose aplicadas da vacina contra COVID-19. Foram vacinadas 51,54% da população do Estado com a primeira dose da vacina contra Coronavírus e imunizou 26,54% com as duas doses da vacina.
O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou a eficiência de Mato Grosso do Sul na aplicação das vacinas. “Nossa projeção é que em agosto 80% dos sul-mato-grossenses tenham sido vacinados com pelo menos uma dose. Somos exemplo para todo o país na distribuição e aplicação das vacinas”, disse.
Desde o início da Campanha de Imunização Contra a Covid-19, o Governo do Estado recebeu 46 remessas, somando 2.132.700 doses da vacina de quatro laboratórios diferentes: AstraZeneca, Coronavac, Pfizer e Janssen.
O Governo do Estado distribuiu todas as doses aos municípios. Das 2.132.700 doses recebidas, já foram aplicadas 2.000.450, sendo 1.254.912 com a primeira dose, 552.490 com a segunda dose e 193.048 com dose única.
Desde o começo da imunização no Brasil, o Estado sempre manteve desempenho excelente na vacinação contra a Covid-19, estando nas primeiras colocações no índice de imunização e liderando por semanas o ranking nacional.
Segundo Geraldo Resende, o trabalho qualificado tanto na distribuição como na vacinação da população do Estado. “É fruto da parceria da SES (Secretaria Estadual de Saúde) com as secretarias municipais e prefeitos, neste trabalho em conjunto para imunização”.
Texto: Airton Raes
Foto: Rodson Lima