Geraldo Resende se emociona ao falar do apoio que vem recebendo de todos os setores do governo do Estado e de sua equipe na Secretaria de Estado de Saúde, além da comunidade sul-mato-grossense. Ele lamenta, ainda as 1.300 mortes pela Covid-19 registradas até a data de hoje
O secretário estadual de Saúde Geraldo Resende fez, ao final da live sobre a Covid-19 (que é transmitida diariamente às 10h30 nas redes sociais do governo do Estado), abordou os 200 dias de do Boletim Coronavírus e lamentou pelas 1.300 mortes verificadas em Mato Grosso do Sul até o dia de hoje. Ao final, Resende emocionou-se ao falar dos apoio que vem recebendo, principalmente de sua equipe de trabalho na Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Veja, abaixo, a íntegra da fala do secretário:
Hoje completamos 200 dias de Live do Boletim Coronavírus em Mato Grosso do Sul.
Quando 2020 começou, não imaginamos que iríamos enfrentar esta situação de luta, de incerteza, de insegurança.
Infelizmente não temos motivos para celebrar. A vacina ainda não chegou e não existe, no mundo, a capacidade de controlar essa doença que já levou mais de 1 milhão de pessoas. Somente no Brasil, mais de 150 mil vidas foram perdidas, sendo mais de 1.300 sul-mato-grossenses. 1.300 histórias interrompidas sem avisar. 1.300 amigos, pais, filhos, esposas (os), namoradas (os)… A nossa dor, no dia a dia, vendo que não podemos parar este drama é terrível.
Mas, nesses 200 dias, também sentimos o valor do ser humano de quem tem nos acompanhado e ajudado no dia a dia. Mais de 5 milhões de pessoas foram alcançadas com as lives. Pessoas que comentaram, contribuíram, denunciaram, cobraram mais ações e, também criticaram, nos levando a melhorar dia após dia. Nestes 200 dias, vimos que muita gente está unida para ajudar uns aos outros e isto justifica todo o esforço e nos dá a certeza de que a nossa luta tem valido a pena.
Ainda não vencemos a doença. Ainda não podemos relaxar. Precisamos seguir, juntos, e entender que, por enquanto, o normal não é normal… E que temos que continuar cuidando uns dos outros.
Quero fazer uma homenagem a todos os trabalhadores que estão dando o melhor em todas as linhas: aos médicos, aos enfermeiros, aos bombeiros, aos policiais… Mas quero agradecer também ao pequeno empresário que abre a sua loja todos os dias tomando todos os cuidados necessários para evitar a proliferação da doença. Quero agradecer as mães e pais que se multiplicaram na tarefa de serem professores e pais ao mesmo tempo. Aos professores que se reinventam neste período de pandemia para poder levar algo tão importante como educação a todos nossos jovens… E a todos aqueles que colaboraram para que até hoje, apesar do drama que estamos vivendo, ainda sejamos um dos Estados com o menor número de mortes pela Covid-19.
E, claro, também tenho palavras para aqueles que não estão colaborando. Eu, a minha equipe e a sociedade, continuaremos nos esforçando para cuidar da sua vida também. Pode ser que algum dia você venha nos ajudar.
Para encerrar, agradeço a toda a equipe que atuou nesses 200 dias, sem descanso, para fazer as transmissões diárias, levando a informação aos sul-mato-grossenses. Quero que todo mundo saiba do esforço dessa equipe que prepara os relatórios, busca as informações e trabalha diariamente, por trás das câmeras, para podermos falar com cada um de vocês. Nenhum dia ninguém reclamou de nada. Muito obrigado!
Realizamos todo esse trabalho com o apoio do governador Reinaldo, que nos deu a missão de fazer tudo o que precisasse ser feito, com transparência. Até hoje não faltaram leitos e nem remédios para os sul-mato-grossenses. Somos autossuficientes em testes e um dos Estados que mais realiza testes no Brasil. Estamos em vários projetos para começar, o mais rápido possível, com as vacinas, quando forem aprovadas… Mas tudo isso ainda é pouco sempre que uma vida é levada pela Covid-19. Portanto, seguiremos lutando diariamente.
Agradeço ao secretário Eduardo Riedel pelo apoio e a todas as secretarias, em nome do secretário Jaime Verruck, pelo esforço e dedicação de toda equipe de Governo.
À dra. Christine, minha companheira de luta: sem você não haveria sido nem parecido. Sua personalidade, seu conhecimento e sua simpatia ganharam um espaço no coração de todos os que lutam conosco diariamente. Que bom ter você do meu lado.
E, claro, preciso agradecer à família e amigos pela compreensão e força que me deram neste período. Vocês são a minha energia diária! Quando tudo isso passar, vamos olhar para trás, com tristeza pelas vidas perdidas, mas com orgulho de ter feito tudo o que podíamos ter feito para garantir atendimento àqueles que tanto precisaram.
Publicado por: Ricardo Minella