Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
CORONAVÍRUS MS
Governo de MS
  • Início
  • COE
  • Notas
  • Legislação MS
  • Informações COVID-19
  • Boletim Epidemiológico
  • PROSSEGUIR
    • Apresentação
    • Atividades econômicas por faixa de risco
    • Legislação
    • Mapas por Grau de Risco
  • SES

VACINÔMETRO

Atualizado em 03-12-2022 10:42

DOSES APLICADAS

5.980.579

PRIMEIRA DOSE

2.262.254

SEGUNDA DOSE

1.974.483

DOSE ÚNICA

257.964

Percentual da população do MS com esquema vacinal completo.

79.46%

‹ Voltar

Proposta por Mato Grosso do Sul, vacinação por grupos de faixa etária é aprovada pela CIT

  • 27 maio 2021
  • Categorias:Informação
  • Compartilhar:

A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) aprovou nesta quinta-feira (27.5) a proposta apresentada por Mato Grosso do Sul para realizar a vacinação de grupos por faixa etária de imunização contra a Covid-19.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destaca que a vacinação por idade democratiza o acesso a vacinação por toda a população. “Vacinando por faixa etária garante o acesso de todos a imunização e ajuda a ampliar cada vez mais a imunização da população de Mato Grosso do Sul”, disse.

Com essa decisão, nesta sexta-feira (28.5) a Secretaria de Estado de Saúde vai publicar resolução autorizando os municípios de Mato Grosso do Sul a iniciar a vacinação por faixa etária começando pelo grupo de 55 anos a 60 anos.

Como os municípios ainda não completaram a vacinação de todos os 28 públicos prioritários, será reservado 30% das doses para a continuação da imunização desses grupos e 70% das doses serão destinadas para aplicação por faixa etária.

A proposta de vacinação por faixa etária havia sido apresentada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul na reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) desta quarta-feira. Já nesta quinta-feira (27), a Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que reúne representantes do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), aprovou a proposta.

Uma nota técnica foi expedida pelo Ministério da Saúde também nesta quinta-feira, contendo avaliação sobre o andamento do PNI (Plano Nacional de Imunização) e, ao final, resumindo as seguintes recomendações: “manter a vacinação dos grupos prioritários, conforme previsto no PNO e; Estados e Municípios que não apresentam demanda ou tenham demanda diminuída para vacinação dos grupos com maior vulnerabilidade (comorbidades, pessoas com deficiência permanente, população em situação de rua, funcionários do sistema penitenciário, população privada liberdade) poderão pactuar em CIB a adoção imediata da estratégia de vacinação segundo a faixa etária em ordem decrescente de idade garantindo o percentual para continuidade da vacinação dos demais grupos prioritários”.

Segundo o secretário Geraldo Resende, a pactuação na CIB (que reúne a Secretaria Estadual de Saúde e os 79 secretários municipais de Saúde de MS)  será realizada em reunião extraordinária que acontecerá ainda nesta quinta-feira (27) a partir das 17 horas.

Resultados de Excelência

Referência em diversas frentes de trabalho no enfrentamento à pandemia do Coronavírus. Mato Grosso do Sul tem se destacado no cenário nacional e figura em entre os primeiros estados que distribui e a aplica as vacinas contra a Covid-19.

Inovador, o Estado foi considerado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), como o melhor Estado que tem o melhor índice de aproveitamento de doses utilizadas do país, o que coloca MS com melhor eficiência no enfrentamento à Covid-19.

Texto: Airton Raes

Posts recentes

  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Boletim semanal registra mais 601 casos e 7 mortes por Covid em MS
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Mato Grosso do Sul registrou mais 256 casos de covid e seis óbitos nos últimos 7 dias
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
E agora? como posso me proteger? Lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel. Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos. Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar. Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. ao tocar, lave sempre as mãos. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos. Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.
Como o coronavírus é transmitido? A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo )cerca de 2 metros), por meio de: Gotículas de saliva; Espirro; Tosse; Catarro; Toque ou aperto de mãos; Objetos ou superfícies contaminadas.
E quais são os principais sintomas? Similar a uma gripe, Geralmente é uma doença leve a moderada, mas alguns casos podem ficar graves. Os sintomas mais comuns são: Febre; Tosse: Dificuldade para respirar.
Como funciona a vacina contra o coronavírus? as vacinas contra covid-19 adotadas pelo SUS são seguras e cumpriram todas as fases, seguiram critérios científicos rígidos e se uso emergencial foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A pessoa que toma o imunizante tem o risco de desenvolver complicações pela covid-19 reduzido, mas ainda não está claro seu impacto na infecção pelo vírus. Indivíduos vacinados têm menor risco de complicações, mas é possível pessoas vacinadas venham a se infectar e transmitir a doença mesmo que não desenvolvam sintomas.
Acha que está com sintomas da covid19?
covid19: tudo o que você precisa saber.
Sars-cov-2: acompanhe as mutações genéticas do vírus.
Campanha de vacinação contra a gripe.
fonte: cartilha do ministério da saúde.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE

67) 3318-1600
Av. Poeta Manoel de Barros, s/n, Bloco VII
Parque dos Poderes
Campo Grande | MS
CEP: 79031-350

LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital