Abertura dos novos leitos contou com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde, que repassou os monitores, equipamentos essenciais na estruturação das UTI’s; e do Ministério da Saúde, que encaminhou 10 respiradores utilizados à beira de leitos e 20 respiradores de transporte
Campo Grande (MS) – Parceria entre o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Município e a Santa Casa de Campo Grande possibilitou a ativação, na manhã de hoje (21.07), de 10 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratamento de pacientes com Covid-19 naquela unidade hospitalar.
A ativação de novos leitos em Campo Grande se soma às cinco UTI’s inauguradas segunda-feira (21.070 no Hospital do Pênfigo, e aos 37 leitos disponibilizados na semana passada, sendo 20 no Hospital Proncor, 10 na Clínica Campo Grande e sete no Hospital El Kadri, além de 18 leitos de retaguarda no Hospital do Câncer Alfredo Abrão.
Segundo o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, todo esse esforço tem o objetivo de preparar Campo Grande e os demais municípios de Mato Grosso do Sul de condições de atendimento aos pacientes da Covid-19. No entanto, ele reforçou a necessidade de colaboração de todas as pessoas.
“Estamos trabalhando para colocar em funcionamento, ainda neste mês, mais 28 leitos de UTI, sendo 10 no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian e 18 no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. Mas nada disso será suficiente se não tivermos o apoio da população, contribuindo com as medidas que recomendamos: evitar aglomerações, higienizar constantemente as mãos e usar máscaras”.
O prefeito Marquinhos Trad destacou a parceria de trabalho entre as secretarias Estadual e Municipal de Saúde na articulação para a abertura de vagas na rede hospitalar da capital. “Essa atuação conjunta nos possibilita a seguir os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) para pandemia; entre eles, o aumento dos leitos. E é o que estamos fazendo”.
De acordo com o presidente da Santa Casa Heber Xavier, a abertura dos novos leitos contou com o apoio do Ministério da Saúde, que encaminhou 10 respiradores utilizados à beira de leitos e outros 20 respiradores de transporte, bem como da Secretaria Estadual de Saúde, que repassou os monitores, equipamentos essenciais na estruturação das UTI’s.
Além dos secretários de saúde Geraldo Resende (Estado) e José Mauro (Município), do prefeito Marquinhos, do presidente da Santa Casa Heber Xavier, também estiveram presentes na abertura dos leitos os diretores da instituição: Luiz Alberto Kanamura, superintendente da Gestão Médico-hospitalar; José de Oliveira Souza, diretor adjunto de finanças; e Aryane Senna, gerente de Enfermagem e Equipe Multiprofissional.
Texto e foto: Ricardo Minella/SES