Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
CORONAVÍRUS MS
Governo de MS
  • Início
  • COE
  • Notas
  • Legislação MS
  • Informações COVID-19
  • Boletim Epidemiológico
  • PROSSEGUIR
    • Apresentação
    • Atividades econômicas por faixa de risco
    • Legislação
    • Mapas por Grau de Risco
  • SES

VACINÔMETRO

Atualizado em 03-12-2022 10:42

DOSES APLICADAS

5.980.579

PRIMEIRA DOSE

2.262.254

SEGUNDA DOSE

1.974.483

DOSE ÚNICA

257.964

Percentual da população do MS com esquema vacinal completo.

79.46%

‹ Voltar

Na avaliação da OPAS, ações da SES foram positivas para o enfrentamento à Covid-19

  • 17 out 2020
  • Categorias:Informação
  • Compartilhar:

Técnicos da OPAS pedem a população para que fiquem atentos à Covid-19, uma vez que, a doença não está controlada

A avaliação realizada pelos técnicos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) que acompanham as políticas de enfrentamento à Covid-19 nos estados, classificou as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), como positiva. Entre os destaques está o estabelecimento do Comitê Multidisciplinar que envolveu vários atores tanto do governo quanto dos municípios, e isto contribui de forma benéfica para o enfretamento da Covid-19 em Mato Grosso do Sul.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o apoio do governador Reinaldo Azambuja foi essencial para colher os bons resultados no enfrentamento à pandemia. “O apoio dele foi de extrema importância e de fundamental importância durante o processo. Ele deixou a decisão do enfrentamento da Covid-19 totalmente a cargo da SES, junto à Comissão de Controle e o Corpo de Bombeiros Militar e esta ação fez uma grande diferença”.

O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, avalia que o apoio da Opas reforça que, tanto as medidas adotadas pelo Estado quanto as recomendadas aos municípios, têm sido fundamentais para garantir a qualidade do atendimento à população. “Para nós é muito gratificante receber este retorno positivo. Desde o início da pandemia, buscamos embasar nossas ações em critérios científicos e a parceria da Opas foi fundamental para que o nosso Programa de Saúde e Segurança da Economia, o Prosseguir, obtivesse esses significativos avanços no enfretamento da pandemia”.

As ações desenvolvidas no Estado foram avaliadas pela equipe da Opas

Consultor de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres, do escritório da OPAS e da OMS no Brasil, Rodrigo Frutuoso, destacou outros pontos que foram considerados importantes para o enfrentamento como a forte atuação do Corpo de Bombeiros Militar nas ações estruturantes (barreiras, drive-thru e outras); forte plano de atenção terciária pelo Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, além do forte plano de atenção à população em situação de vulnerabilidade e o programa padrinhos e madrinhas municipais.

Pontos positivos e oportunidade de melhorias

Outros pontos foram levados em consideração durante a apresentação dos técnicos da OPAS nesta sexta-feira (16) como pontos fortes e boas práticas sendo: o fortalecimento do CIEVS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde); a criação em parceria com a OPAS da Sala de Situação em Saúde; COE estadual e multisetorial com diversos treinamentos, capacitações e produção de materiais educativos.

Um dos pontos considerados fortíssimos pelos técnicos foram os sistemas de informação e a equipe técnica; além do monitoramento dos indicadores considerados importantes como critérios de faseamento para flexibilização. O monitoramento de populações vulneráveis como prisional e indígenas também recebeu destaque devido a criação de organizações de equipe de resposta rápida à Covid-19.

Outra frente de trabalho que foi lembrada pela Opas foi o destaque para o trabalho realizado pelo Estado para sensibilizar os municípios para notificação e registro de casos. Os técnicos ainda lembram que desde o início da pandemia, a SES realizou a adesão aos protocolos técnicos e produção de diversos protocolos próprios considerando as especificidades do território, além de notas técnicas e orientativos a fim de garantir o alimento de conceitos e padronização de metodologias; e as rotinas automatizadas: limpeza dos bancos de dados, interoperabilidade com sistemas do Ministério e a divulgação de microdados, inclusive alguns ‘educativos’, informando quanto ao número de casos de Covid-19 sem encerramento no sistema. A transparência do Estado na divulgação das informações da Covid também recebeu destaque na apresentação.

A excelente estrutura do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) e as ações realizadas pelo Hospital Regional de Mato Grosso do Sul sendo referência no Estado no enfrentamento também foi pontuada na avaliação como positivas, bem como o desenvolvimento de estratégia de Drive-Thrus para realização de testes rápidos e coleta de RT-PCR (swab); e a coleta de RT-PCR na atenção primaria de saúde, além dos protocolos definidos e estabelecidos para utilização de testes rápidos e de RT-PCR.

A OPAS apresentou ao Estado, quadros de oportunidades de melhorias como o reforçar uso adequado de EPIs, estabelecimento de estratégia clara de rastreamento de contato e a criação de um plano de reemergência à Covid-19, considerando a possibilidade de uma nova da doença e reforçar os cuidados a possíveis epidemias de dengue no Estado.

Por fim, a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, agradeceu o apoio da OPAS a Mato Grosso do Sul no enfretamento ao coronavírus. “Quero estender a nossa alegria com esta parceria única e singular, onde podemos identificar aonde podemos melhorar. Foi um processo de aprimoramento de tecnologia e integração das áreas. E essa parceria foi muito importante para nós. Por meio de uma avaliação, a gente consegue falar e consegue construir oportunidades de melhorias”.

Rodson Lima, SES

Foto: Chico Ribeiro

Posts recentes

  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Boletim semanal registra mais 601 casos e 7 mortes por Covid em MS
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Mato Grosso do Sul registrou mais 256 casos de covid e seis óbitos nos últimos 7 dias
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
E agora? como posso me proteger? Lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel. Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos. Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar. Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. ao tocar, lave sempre as mãos. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos. Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.
Como o coronavírus é transmitido? A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo )cerca de 2 metros), por meio de: Gotículas de saliva; Espirro; Tosse; Catarro; Toque ou aperto de mãos; Objetos ou superfícies contaminadas.
E quais são os principais sintomas? Similar a uma gripe, Geralmente é uma doença leve a moderada, mas alguns casos podem ficar graves. Os sintomas mais comuns são: Febre; Tosse: Dificuldade para respirar.
Como funciona a vacina contra o coronavírus? as vacinas contra covid-19 adotadas pelo SUS são seguras e cumpriram todas as fases, seguiram critérios científicos rígidos e se uso emergencial foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A pessoa que toma o imunizante tem o risco de desenvolver complicações pela covid-19 reduzido, mas ainda não está claro seu impacto na infecção pelo vírus. Indivíduos vacinados têm menor risco de complicações, mas é possível pessoas vacinadas venham a se infectar e transmitir a doença mesmo que não desenvolvam sintomas.
Acha que está com sintomas da covid19?
covid19: tudo o que você precisa saber.
Sars-cov-2: acompanhe as mutações genéticas do vírus.
Campanha de vacinação contra a gripe.
fonte: cartilha do ministério da saúde.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE

67) 3318-1600
Av. Poeta Manoel de Barros, s/n, Bloco VII
Parque dos Poderes
Campo Grande | MS
CEP: 79031-350

LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital