Campo Grande (MS) – Amostras de exames de coronavírus coletadas em Mato Grosso do Sul serão analisadas no Instituto Butantan de São Paulo, anunciou o secretario estadual de Saúde, Geraldo Resende, nesta quarta-feira (17/6). Segundo ele, a parceria com o estado vizinho surgiu devido a grande demanda por diagnóstico em Mato Grosso do Sul.
Em live nas redes sociais do Governo do Estado, Resende informou que o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen/MS) está trabalhando na capacidade máxima e que os 1.146 exames que aguardam resultado serão remetidas ao estado vizinho para análise. As amostras serão enviadas de avião.
“E de lá (São Paulo) vamos trazer materiais para que o Lacen continue fazendo 24h por dia testes em Mato Grosso do Sul”, acrescentou o secretário de Saúde. Ele ainda explicou que nos últimos dias a demanda por exames cresceu no Estado, principalmente nas unidades do drive-thru de Campo Grande e Dourados.
Mato Grosso do Sul registrou hoje 4.164 casos confirmados de Covid-19, doença causada pelo coronavírus. A infecção já foi diagnosticada em pacientes de 60 dos 79 municípios do Estado – o que representa 76% das cidades.
Todos os detalhes podem ser conferidos no vídeo de hoje publicado no Facebook do Governo do Estado: facebook.com/GovernodeMatoGrossodoSul. No material também é possível conferir os números da doença em MS.
Live
Diante da pandemia de coronavírus e da frequente necessidade de utilizar a informação como ferramenta de saúde, o Governo do Estado adotou o formato de live em redes sociais para informar jornalistas e sociedade sobre a situação da doença em MS, evitando assim a propagação de fake news.
Bruno Chaves, Subcom
Foto: Instituto Butantan