Intenção é que todos saibam quem é o paciente e quais são suas preferências; durante a alta, cada paciente poderá levar seu Prontuário Afetivo para casa
O Hospital Regional de Ponta Porã “Dr. José de Simone Netto”, gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), acaba de implementar o Prontuário Afetivo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinada ao tratamento de pacientes com Covid-19.
Essa iniciativa apresenta informações colhidas pelas famílias dos pacientes e mostra à toda Equipe Hospitalar quem é o paciente, de maneira mais acolhedora. A ação revela, por exemplo, quantos filhos cada paciente tem, suas preferências por alimentação, quais são suas músicas preferidas, entre outras informações.
Para Gabriel Flores, psicólogo do hospital, a iniciativa humaniza e melhora o relacionamento entre profissionais e pacientes. “O intuito do Prontuário Afetivo é intensificar a humanização ao paciente que se encontra fora do estado de consciência. Desta forma, promove maior cuidado por parte da equipe ao lembrá-lo de que, além de ser paciente, é alguém que ama, se relaciona, sofre e que tem pessoas que lhe esperam”.
Segundo o Enfermeiro Responsável e Técnico da Unidade de Terapia Intensiva Respiratória, Rafael Aguera, a medida envolve toda equipe multidisciplinar. “A enfermeira Jessica Bronner teve a sensibilidade e percepção para incluir essa iniciativa. Com a gravidade do quadro clínico de alguns pacientes foi se tornando difícil a coleta de informações. Acionamos, então, a Psicologia junto com o Serviço Social. Eles abraçaram a ideia para coletar as informações e formalizar o Prontuário Afetivo. Com aprovação e apoio do Instituto Acqua demos iniciativa ao projeto”, destacou.
No primeiro Prontuário Afetivo a ser implantado, estava descrito: “Gosto de conversar. Sou atencioso com meus amigos e família. Gosto de cuidar dos bichos da chácara”. Já o recado da família foi: “Estamos com saudades. Estamos te esperando, fique bem logo. Assim que te liberarem vou correndo buscar você. Te amamos, fica firme”.
“É uma iniciativa positiva da Equipe da UTI Covid-19, que demonstra o compromisso em buscar a humanização no atendimento ao paciente. O Prontuário Afetivo mostra para as nossas equipes que o paciente não é um número, mas sim trata-se de um pai, mãe, filho, irmão ou cônjuge de alguém. Isso humaniza muito o atendimento”, destacou Demétrius do Lago Pareja, diretor-geral do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto.
Texto e foto: Pedro Zadyr/Acqua