Campo Grande (MS) – Foi realizada nesta quarta-feira (06.05) a inauguração de dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), em Costa Rica, do Sistema Único de Saúde, implantado para o combate ao coronavírus na Fundação Hospitalar do município.
Devido às condições climáticas, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, participou do ato via videoconferência e enfatizou a relevância dessa ação que resulta na primeira ala da UTI da região norte do Estado. “Parabéns, Costa Rica, pela conquista! Gostaria muito de estar aí nesse
momento tão significativo. Essa parceria do governo do Estado, por meio do governador Reinaldo Azambuja está sendo vitoriosa, pois todos os municípios de Mato Grosso do Sul estão sendo atendidos, sem distinção de qualquer tipo”.
O prefeito do município, Waldeli dos Santos Rosa, declarou a importância da iniciativa. ´” é um sonho antigo da população e do nosso governo, com a covid-19 antecipamos a construção para ajudar a passar a pandemia e após isso, em parceria com o Governo do Estado e com a SES, o centro de uti irá se efetive e fortalecer o sus no município”. Sozinho não vamos a lugar nenhum.
Com o novo espaço que tem como homenageado um dos primeiros diretores-financeiros da Fundação Hospitalar Sr. Alberto Rodi. “Bela e justa homenagem ao Sr. Alberto Rodi, que foi sempre um guerreiro”, salientou Resende.
Para a secretária de Saúde de Costa Rica, Adriana Tobal, a construção de leitos vai otimizar o atendimento na região, agradeceu o apoio do secretário Geraldo Resende do governador Reinaldo Azambuja e concluiu: “Tenho orgulho em ser servidora do Estado de Mato Grosso do Sul há mais de 30 anos. Em dezembro entrego a pasta de cabeça erguida”, concluiu Adriana Tobal.
As autoridades presentes mantiveram o distanciamento e o protocolo sanitário necessário no atual cenário no qual também participaram o presidente da Câmara vereador Rayner e o secretário de Obras Públicas, Renato Barbosa de Melo.
Ana Brito e Airton Araes – SES