O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, repassou nesta quarta-feira (16), cinco ventiladores respiratórios para socorrer o Hospital Evangélico de Dourados. Os equipamentos deverão substituir os atuais que se encontram com avarias devido ao excesso de uso.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a providência representa um socorro ao Município de Dourados, que hoje está entre as cidades com o maior número de casos confirmados de Covid-19 em todo o Estado.
“Os cinco equipamentos deverão substituir os que haviam sido locados e que devido ao uso excessivo apresentam algumas avarias. Com isso, o Hospital Evangélico já conta com 12 equipamentos cedidos. Assim, nós estamos ajudando não só os hospitais públicos, mas os filantrópicos e particulares. Tudo isso, para cumprir o nosso objetivo de não faltar leitos clínicos e de UTIs aos pacientes de Mato Grosso do Sul”, pontua Resende.
Para o superintendente do Hospital Evangélico de Dourados, Wesley Macedo Ferreira, desde o início da pandemia, o hospital vem ajudado à população oferecendo 10 leitos de UTIs Covid pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Quando solicitamos apoio à SES, ela foi prontamente aberta a nos ajudar. Nós tínhamos equipamentos locados e que estavam operando acima de sua capacidade e começaram a apresentar problemas. Para consertar e fazer a manutenção, precisaríamos retirar esses equipamentos, o que neste momento seria muito difícil. Mas com a chegada destes ventiladores, vamos substituí-los e fazer as manutenções necessárias com tranquilidade. Eles chegaram em boa hora para nós”, afirma Ferreira.
Secretário Geraldo Resende lembra que há uma determinação do Governo do Estado para melhorar as estruturas hospitalares nos municípios. “Desta forma, a população terá diagnósticos, procedimentos e tratamentos mais precisos e seguros. Incluímos Dourados na relação para receber esses equipamentos, porque sabemos da importância que essa cidade tem para o atendimento nessa macrorregião”.
Rodson Lima, SES