Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
CORONAVÍRUS MS
Governo de MS
  • Início
  • COE
  • Notas
  • Legislação MS
  • Informações COVID-19
  • Boletim Epidemiológico
  • PROSSEGUIR
    • Apresentação
    • Atividades econômicas por faixa de risco
    • Legislação
    • Mapas por Grau de Risco
  • SES

VACINÔMETRO

Atualizado em 03-12-2022 10:42

DOSES APLICADAS

5.980.579

PRIMEIRA DOSE

2.262.254

SEGUNDA DOSE

1.974.483

DOSE ÚNICA

257.964

Percentual da população do MS com esquema vacinal completo.

79.46%

‹ Voltar

Com novos equipamentos, pela 1ª vez, Ribas terá leitos de semi-UTI no Hospital 19 de Março

  • 19 maio 2021
  • Categorias:Informação
  • Compartilhar:

Foram entregues dois monitores multiparamétricos, quatro bombas de infusão, dois ventiladores pulmonares de UTI e duas camas hospitalares elétricas. Os leitos serão utilizados para a estabilização de pacientes de Covid-19

 

Pela primeira vez, desde sua fundação há 10 anos, o Hospital Municipal 19 de Março, de Ribas do Rio Pardo, recebe equipamentos que possibilitarão a montagem de dois leitos de semi-UTI. Os aparelhos foram entregues na tarde desta quarta-feira (19) pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), como parte de doações feitas pelas empresas JBS e Suzano Papel e Celulose.

Entre os equipamentos, foram entregues dois monitores multiparamétricos, quatro bombas de infusão, dois ventiladores pulmonares de UTI e duas camas hospitalares elétricas. Os aparelhos tem um custo de R$ 251.400,00. Os leitos serão utilizados para a estabilização de pacientes de Covid-19, até que possam ser encaminhados para uma unidade de referência de tratamento da doença.

De acordo com o secretário municipal Matheus Bolis Fatin (Saúde), os leitos de semi-UTI vão ajudar a salvar vidas. “Muitas vezes, o paciente precisa de internação em UTI, mas por causa da superlotação causada pela Covid-19, é preciso dar a assistência até que surja uma vaga em Campo Grande. Agora vamos poder dar esse suporte, até que a pessoa possa ser transportada com segurança para a capital”, salientou.

O secretário estadual de Saúde, que determinou a entrega dos equipamentos, afirmou que a medida atende às orientações do governo do Estado, que atua em parceria com todos os municípios de Mato Grosso do Sul, a fim de que não faltem leitos de UTI ou leitos clínicos para o combate a Covid-19.

“Estamos trabalhando com todas as nossas forças, para que não falte atendimento aos cidadãos sul-mato-grossenses nesse momento de pandemia, e também para que a estrutura hospitalar seja aprimorada constantemente em nosso Estado”, explica o secretário, que agradeceu ao apoio das empresas Suzano Papel e Celulose e JBS.

O prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo, agradeceu ao apoio para a saúde de seu município. “Ao governador Reinaldo Azambuja e ao secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, que inclusive foi o parlamentar que viabilizou este hospital, há 10 anos, toda a nossa gratidão, em nome da população de meu município”, afirmou. “Com essa estrutura que estamos recebendo, vamos atingir um novo patamar de atendimento aos nossos munícipes”.

Participaram do ato de entrega dos equipamentos, além de diretores e profissionais do Hospital 19 de Março, o prefeito João Alfredo, secretário municipal de Saúde Mateus Fatin, e o vereadores Anderson Arrym e Pastor Isac.

 

Texto e foto: Ricardo Minella/SES

Posts recentes

  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Boletim semanal registra mais 601 casos e 7 mortes por Covid em MS
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Mato Grosso do Sul registrou mais 256 casos de covid e seis óbitos nos últimos 7 dias
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
E agora? como posso me proteger? Lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel. Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos. Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar. Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. ao tocar, lave sempre as mãos. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos. Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.
Como o coronavírus é transmitido? A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo )cerca de 2 metros), por meio de: Gotículas de saliva; Espirro; Tosse; Catarro; Toque ou aperto de mãos; Objetos ou superfícies contaminadas.
E quais são os principais sintomas? Similar a uma gripe, Geralmente é uma doença leve a moderada, mas alguns casos podem ficar graves. Os sintomas mais comuns são: Febre; Tosse: Dificuldade para respirar.
Como funciona a vacina contra o coronavírus? as vacinas contra covid-19 adotadas pelo SUS são seguras e cumpriram todas as fases, seguiram critérios científicos rígidos e se uso emergencial foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A pessoa que toma o imunizante tem o risco de desenvolver complicações pela covid-19 reduzido, mas ainda não está claro seu impacto na infecção pelo vírus. Indivíduos vacinados têm menor risco de complicações, mas é possível pessoas vacinadas venham a se infectar e transmitir a doença mesmo que não desenvolvam sintomas.
Acha que está com sintomas da covid19?
covid19: tudo o que você precisa saber.
Sars-cov-2: acompanhe as mutações genéticas do vírus.
Campanha de vacinação contra a gripe.
fonte: cartilha do ministério da saúde.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE

67) 3318-1600
Av. Poeta Manoel de Barros, s/n, Bloco VII
Parque dos Poderes
Campo Grande | MS
CEP: 79031-350

LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital