Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
CORONAVÍRUS MS
Governo de MS
  • Início
  • COE
  • Notas
  • Legislação MS
  • Informações COVID-19
  • Boletim Epidemiológico
  • PROSSEGUIR
    • Apresentação
    • Atividades econômicas por faixa de risco
    • Legislação
    • Mapas por Grau de Risco
  • SES

VACINÔMETRO

Atualizado em 03-12-2022 10:42

DOSES APLICADAS

5.980.579

PRIMEIRA DOSE

2.262.254

SEGUNDA DOSE

1.974.483

DOSE ÚNICA

257.964

Percentual da população do MS com esquema vacinal completo.

79.46%

‹ Voltar

Com ajuda humanitária, Rondônia já conta com nove pacientes de MS

  • 05 jun 2021
  • Categorias:Informação
  • Compartilhar:

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, transferiu na manhã deste sábado (5), o nono paciente para Rondônia. O homem tem 29 anos, é do município de Eldorado e foi levado pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar de MS. Na tarde ontem (4), sete pacientes de Dourados partiram de Campo Grande com destino a Porto Velho (RO) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O primeiro paciente foi transferido no dia 2 de junho, de Bonito. Mato Grosso do Sul prepara para os próximos dias, o envio do décimo paciente à capital de Rondônia.

Transporte do paciente de Eldorado para Porto Velho (RO).

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a oferta de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foi oferecida pelo secretário Fernando Rodrigues Máximo (Saúde) e pelo governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha. “É um ato de reciprocidade, pois em janeiro deste ano, o Estado de Rondônia precisou dos leitos do Hospital Regional que é do Governo do Estado. Agora, retribuem de forma generosa, leitos que serão utilizados por pacientes de Mato Grosso do Sul lá em Porto Velho (RO)”.

O secretário de Saúde de Rondônia, Fernando Máximo, destacou que irá cuidar dos sul-mato-grossenses da mesma forma que o Mato Grosso do Sul cuidou dos 18 rondonenses que ficaram internados no Hospital Regional de MS. “Quando nós mais precisávamos, que não tínhamos mais vagas de UTI e tínhamos pacientes aguardando na fila, o Estado de Mato Grosso do Sul nos socorreu. Agora neste momento, o nosso estado-irmão está precisando e pedindo socorro, por isso, disponibilizamos 10 vagas de UTI. Vamos cuidar da melhor forma possível dos nossos irmãos em retribuição a tudo o que eles fizeram pela gente”.

Força Tarefa

O município de Dourados está em bandeira cinza, com lotação máxima no sistema de saúde e a transferência dos pacientes para Rondônia ocorre após autorização dos familiares e dos próprios pacientes. Assim, uma força tarefa foi realizada na manhã de ontem (4).

Avião da FAB com pacientes de Dourados. Foto: FAB

Com logística robusta, composta por sete ambulâncias de UTI Móvel, os pacientes saíram na manhã de sexta-feira (4) de Dourados até a Base Aérea de Campo Grande, em que uma aeronave C105 Amazonas da ALA 5 da Força Aérea Brasileira (FAB) os aguardava.

Por volta das 14h30, deixaram a capital rumo a Porto Velho (RO). Dos oito pacientes previsto inicialmente, uma mulher de 68 anos apresentou quadro de instabilidade ainda no município e não pode seguir viagem junto ao comboio.

De Dourados foram encaminhadas três mulheres com idades de 79 anos, 58 anos, 52 anos e de 29 anos. E três homens de 55 anos, 51 anos e 32 anos. Além de mais uma mulher de 41 anos de Bonito. E o homem de 29 anos de Eldorado.

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, recebeu convite do Governador de São Paulo, João Dória, ofertando dez leitos no Hospital de Base em São José do Rio Preto. Esses dez leitos ainda estão em tratativas.

Rodson Lima, SES

Posts recentes

  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Boletim semanal registra mais 601 casos e 7 mortes por Covid em MS
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Mato Grosso do Sul registrou mais 256 casos de covid e seis óbitos nos últimos 7 dias
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
E agora? como posso me proteger? Lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel. Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos. Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar. Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. ao tocar, lave sempre as mãos. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos. Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.
Como o coronavírus é transmitido? A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo )cerca de 2 metros), por meio de: Gotículas de saliva; Espirro; Tosse; Catarro; Toque ou aperto de mãos; Objetos ou superfícies contaminadas.
E quais são os principais sintomas? Similar a uma gripe, Geralmente é uma doença leve a moderada, mas alguns casos podem ficar graves. Os sintomas mais comuns são: Febre; Tosse: Dificuldade para respirar.
Como funciona a vacina contra o coronavírus? as vacinas contra covid-19 adotadas pelo SUS são seguras e cumpriram todas as fases, seguiram critérios científicos rígidos e se uso emergencial foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A pessoa que toma o imunizante tem o risco de desenvolver complicações pela covid-19 reduzido, mas ainda não está claro seu impacto na infecção pelo vírus. Indivíduos vacinados têm menor risco de complicações, mas é possível pessoas vacinadas venham a se infectar e transmitir a doença mesmo que não desenvolvam sintomas.
Acha que está com sintomas da covid19?
covid19: tudo o que você precisa saber.
Sars-cov-2: acompanhe as mutações genéticas do vírus.
Campanha de vacinação contra a gripe.
fonte: cartilha do ministério da saúde.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE

67) 3318-1600
Av. Poeta Manoel de Barros, s/n, Bloco VII
Parque dos Poderes
Campo Grande | MS
CEP: 79031-350

LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital