Nos 122 anos de Campo Grande, um novo florescer se abre para os campo-grandenses que vivenciaram por quase dois anos a experiência do isolamento, em razão da pandemia do Coronavírus. Graças à Ciência, à chegada de vacinas contra a Covid-19 e ao empenho do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, Campo Grande recebe um legado da Saúde em ações de enfrentamento da Covid-19.
O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul é um deles, que se tornou referência de atendimento Covid-19 para o país, com direito a receber a visita do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que veio conferir de perto, as ações exitosas realizadas pelo HRMS que foram comparadas ao Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. Além de exportar talento para o Ministério da Saúde.
Outro destaque sediado na Capital é o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), avaliado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) – à época outubro de 2020, como o laboratório responsável pela realização de mais de 131 mil testes ‘padrão ouro’ (RT-PCR) com resultados devolvidos à população em menos de 72 horas. E neste ano, por realizar o mapeamento gênomico do Corononavírus – sendo um dos poucos no país a monitorar a evolução do Sars-coV-2. O laboratório também conta com equipamentos modernos sendo um dos melhores parques tecnológicos do Brasil.
Em apoio ao município de Campo Grande, a Secretaria de Estado de Saúde inovou com a criação do sistema Drive Thru que teve a participação do Corpo de Bombeiros Militar. A experiência exitosa serviu como uma ferramenta importante no enfrentamento à Covid-19, ampliando a testagem de diagnóstico do Coronavírus, iniciando com a realização de testes rápidos e depois para o padrão ouro – RT-PCR. A expertise permitiu evoluir para a vacinação ampliando a estratégia de imunização na Capital.
Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, todas essas ações realizadas não só em Campo Grande, mais em todas as regiões do Estado, colocaram Mato Grosso do Sul sempre destaque nacional, em ações de transparência de informações, distribuição de vacinas e na vacinação contra a Covid-19.
“Nós temos que comemorar duplamente, primeiro por ser uma data importante da nossa Capital e claro, a todos esses resultados de excelência, pois somos exemplo para todo o país. Tenho certeza que seremos o primeiro Estado a sair desta pandemia. Para a Saúde, Campo Grande é extremamente importante, pois é a maior cidade de Mato Grosso do Sul. Por isso, conto com o apoio de todos os campo-grandenses para continuar nos ajudando a vencer esse vírus. A pandemia não acabou e precisamos estar a atentos a esse vírus”, ressalta o secretário.
Assim, vislumbrando o futuro, considerando com os excelentes resultados no enfrentamento à Covid-19, a Saúde retoma as suas ações e já concretiza a realização da construção do Hospital do Idoso que nasce a partir de uma ousada parceria entre o Governo do Estado e o Hospital São Julião, com a missão de prestar cuidado integral e multiprofissional aos usuários do SUS, com ênfase no idoso, promovendo sua qualidade de vida e gerando conhecimento, tornando-se mais um hospital de referência para o nosso Estado.
Rodson Lima, SES
Foto: Edemir Rodrigues