Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
CORONAVÍRUS MS
Governo de MS
  • Início
  • COE
  • Notas
  • Legislação MS
  • Informações COVID-19
  • Boletim Epidemiológico
  • PROSSEGUIR
    • Apresentação
    • Atividades econômicas por faixa de risco
    • Legislação
    • Mapas por Grau de Risco
  • SES

VACINÔMETRO

Atualizado em 03-12-2022 10:42

DOSES APLICADAS

5.980.579

PRIMEIRA DOSE

2.262.254

SEGUNDA DOSE

1.974.483

DOSE ÚNICA

257.964

Percentual da população do MS com esquema vacinal completo.

79.46%

‹ Voltar

Ações implementadas pela SES reduziram taxa de contágio do coronavírus em aldeias de MS

  • 06 out 2020
  • Categorias:Informação
  • Compartilhar:

Com uma população de 83,2 mil indígenas distribuída em 32 municípios, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), implementou em sete meses de pandemia, ações que contribuíram para a redução do contágio da Covid-19 nas aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul.

Como medida eficaz para o enfrentamento da pandemia, a SES capacitou profissionais da saúde indígena sobre Manejo Clínico, EPI, Rastreamento de Contatos e Notificação de Casos por meio de aulas via Telessaúde. A cobertura vacinal contra Influenza para os indígenas também foi uma ação de prevenção ofertada pela secretaria.

Por meio de parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) foi elaborada cartilhas sobre a Covid-19, impressa e distribuída para o Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI-MS). Trata-se de um material didático específico traduzido para a língua Guarani e Terena. A tiragem foi de 10 mil exemplares que traduziu o assunto da pandemia para a realidade e costumes indígenas.

A Comissão de Controle Sanitário (CCS-MS) que auxiliou na implantação de Barreiras Sanitárias instaladas pelos municípios, bem como em aldeias indígenas, ajudou na capacitação das equipes de saúde indígena quanto ao manejo da infecção pelo novo Coronavírus, vigilância e fluxos assistenciais.

E também na ampliação de acesso ao diagnóstico, tratamento e medidas preventivas ao coronavírus, levando em consideração a especificidade de cada território indígena; a implantação de unidades sentinelas; treinamento em coleta de swab pelas equipes assistenciais dos polos do DSEI; e no fornecimento de testes, insumos e equipamentos de proteção individual necessários para testagem.

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, por meio do Centro de Operações de Emergenciais de Mato Grosso do Sul (COE/MS), montou um plano de ação para a saúde indígena baseado em ações de média e alta complexidade complementares ao Plano de Contingência escrito pelo Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul.

Dentro desse plano, além das ações de distanciamento social e ações não farmacológicas consta um diferencial no nosso estado que foi a ampliação da testagem por biologia molecular RT-PCR dentro dos territórios indígenas, realizados pela Atenção à Saúde Primaria que atua junto aos povos indígenas.

A SES ainda formalizou parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), secretarias municipais de Saúde e a organização Médicos Sem Fronteira, que também desenvolveram ações que reduziram o contágio do coronavírus entre a população indígena de Mato Grosso do Sul.

Rodson Lima, SES

Posts recentes

  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Boletim semanal registra mais 601 casos e 7 mortes por Covid em MS
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Mato Grosso do Sul registrou mais 256 casos de covid e seis óbitos nos últimos 7 dias
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
E agora? como posso me proteger? Lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel. Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos. Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar. Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. ao tocar, lave sempre as mãos. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos. Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.
Como o coronavírus é transmitido? A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo )cerca de 2 metros), por meio de: Gotículas de saliva; Espirro; Tosse; Catarro; Toque ou aperto de mãos; Objetos ou superfícies contaminadas.
E quais são os principais sintomas? Similar a uma gripe, Geralmente é uma doença leve a moderada, mas alguns casos podem ficar graves. Os sintomas mais comuns são: Febre; Tosse: Dificuldade para respirar.
Como funciona a vacina contra o coronavírus? as vacinas contra covid-19 adotadas pelo SUS são seguras e cumpriram todas as fases, seguiram critérios científicos rígidos e se uso emergencial foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A pessoa que toma o imunizante tem o risco de desenvolver complicações pela covid-19 reduzido, mas ainda não está claro seu impacto na infecção pelo vírus. Indivíduos vacinados têm menor risco de complicações, mas é possível pessoas vacinadas venham a se infectar e transmitir a doença mesmo que não desenvolvam sintomas.
Acha que está com sintomas da covid19?
covid19: tudo o que você precisa saber.
Sars-cov-2: acompanhe as mutações genéticas do vírus.
Campanha de vacinação contra a gripe.
fonte: cartilha do ministério da saúde.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE

67) 3318-1600
Av. Poeta Manoel de Barros, s/n, Bloco VII
Parque dos Poderes
Campo Grande | MS
CEP: 79031-350

LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital