Campo Grande (MS) – Uma das principais estratégias para o controle do coronavírus, assim como para implementação de estratégicas de combate, é a ampla testagem da população.
Em Mato Grosso do Sul, o Governo de MS, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde, além de ampliar a aquisição de testes rápidos e de RT PCR, que é o de biologia molecular, criou uma iniciativa pioneira que é o Drive-thru Coronavírus.
Da sua implantação até hoje, já foram realizados 2.601 testes nos quatro municípios onde foi instaurada: Campo Grande, Três lagoas, Dourados e Corumbá, total que dá uma média de 74 exames ao dia, ou seja, três pessoas por hora.
“Isto demonstra a preocupação do Governo do Estado em saber o real cenário da doença, com isso, conseguimos monitorar os casos positivos e acertar as medidas necessárias”, afirma o titular da pasta Geraldo Resende.
Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 5.054 notificações de casos suspeitos da coronavírus em Mato Grosso do Sul, deste total, 51,5% foram no pelo drive-thru, ou seja, 2.601.
Das 2.115 amostras coletadas no Drive Thru Covid-19 em Campo Grande, 2.062 deram negativo e 53 deram positivo. Das 214 amostras coletadas no Drive Thru Covid-19 em Dourados, doze deram positivas e 202 foram descartadas. Das 222 amostras coletadas no Drive Thru Covid-19 em Três Lagoas, 197 deram negativo e 25 positivo. Das 50 amostras coletadas no Drive Thru Covid-19 em Corumbá, todas deram negativo.
Em Campo Grande, todos os dias o drive-thru registra 108 vagas de atendimento; em Dourados são 40 (atendimentos nas segundas, quartas e sextas-feiras); 30 vagas em Três Lagoas (segunda a sábado) e 20 vagas para Corumbá (segundas, quartas e sextas-feiras).
Como funciona?
A consulta é agendada via telefone e confirmada por um SMS, mensagem por celular, com a data, o horário e o local de atendimento. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos) e levando no máximo 20 minutos, ou seja, de forma rápida, organizada e segura
O resultado leva de 24h a 48h no máximo e é encaminhado, por SMS, ao paciente, que também é acionado pela equipe médica responsável do Disk Covid. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde – www.saude.ms.gov.br.
Ana Brito – Subsecretaria de Comunicação – Subcom
Fotos: Chico Ribeiro e Saul Schramm