VACINÔMETRO

Atualizado em 08-08-2022 12:01

DOSES APLICADAS

5.903.321

PRIMEIRA DOSE

2.250.751

SEGUNDA DOSE

1.958.537

DOSE ÚNICA

257.852

Percentual da população do MS com esquema vacinal completo.

78.89%

Com mais de meio milhão de exames PCRs realizados, Estado ajudou municípios no rápido diagnóstico para Covid-19

Categoria: Informação | Publicado: terça-feira, fevereiro 22, 2022 as 07:44 | Voltar

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, distribuiu desde o início da pandemia da Covid-19, 570.718 kits de coleta para que os 79 municípios pudessem realizar exames de RT-PCR ‘Padrão Ouro’ e assim acompanhar a evolução epidemiológica da Covid-19 em suas regiões.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o Governo do Estado realizou investimentos importantes no Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen/MS) para que o Estado tivesse excelência nos resultados com diagnóstico molecular. “Os resultados das amostras foram de extrema importância porque nos auxiliaram a entender o comportamento da doença em nosso Estado e assim tomar as melhores decisões. Nós tivemos um case de sucesso durante o período de pandemia que nos colocou como referência para outros estados nas estratégias de enfrentamento”.

Segundo o diretor do Lacen/MS, Luiz Henrique Ferraz Demarchi, o Lacen/MS foi responsável pela análise de mais de 500 mil de testes no Estado. “Para nós isto é motivo de muito orgulho. Representa o trabalho de toda a equipe que estive empenhada para que conseguíssemos obter este resultado. Atualmente o LACEN/MS conta com 52 mil testes de RT-PCR em estoque”.

Assim, o Lacen/MS, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde, teve um papel fundamental durante o processo de enfrentamento do Coronavírus oportunizando diagnósticos rápidos e precisos para os municípios do Estado. De 01 março de 2020 - quando iniciou a pandemia no Estado - a 21 de fevereiro de 2022 foram analisados 570.718, sendo que 199.383 exames foram detectáveis para Covid-19 e 370.769 foram negativos para o vírus.

Com os investimentos realizados, a capacidade analítica do Lacen/MS que no início da pandemia era de 300 exames por dia para diagnóstico de Covid-19, com a aquisição de equipamentos e contratação de profissionais passou a ser de até 3.000 exames liberados diariamente.

Lacen/MS

O Lacen é reconhecido como um centro de referência regional nos diagnósticos de agravos e nas análises de produtos, tem como missão prestar serviços laboratoriais à comunidade no que tange à saúde pública, visando atender com qualidade e confiabilidade no âmbito da Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador.

O Laboratório Central de Saúde Pública possui experiência e profissionais altamente capacitados, sempre passando por capacitações do Ministério da Saúde. Sua competência é coordenar a rede de laboratórios públicos e privados que realizam análises de interesse em saúde pública, além de realizar o controle de qualidade analítica da rede estadual e realizar procedimentos laboratoriais de maior complexidade para complementação de diagnóstico.

O laboratório estadual ainda é responsável por promover a capacitação de recursos humanos da rede de laboratórios e disponibilizar aos gestores nacionais as informações relativas às atividades laboratoriais realizadas por intermédio do encaminhamento de relatórios periódicos, obedecendo cronograma definido e apoio a pesquisa.

Rodson Lima, SES

Foto: Edemir Rodrigues, Subcom

Publicado por: Rodson Carmo de Lima

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.