Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
CORONAVÍRUS MS
Governo de MS
  • Início
  • COE
  • Notas
  • Legislação MS
  • Informações COVID-19
  • Boletim Epidemiológico
  • PROSSEGUIR
    • Apresentação
    • Atividades econômicas por faixa de risco
    • Legislação
    • Mapas por Grau de Risco
  • SES

VACINÔMETRO

Atualizado em 03-12-2022 10:42

DOSES APLICADAS

5.980.579

PRIMEIRA DOSE

2.262.254

SEGUNDA DOSE

1.974.483

DOSE ÚNICA

257.964

Percentual da população do MS com esquema vacinal completo.

79.46%

‹ Voltar

Secretário cobra abertura imediata de mais 10 novos leitos de UTI-Covid no Hospital da Vida em Dourados

  • 10 fev 2022
  • Categorias:Informação
  • Compartilhar:

Secretário Geraldo Resende afirma ser necessário que o processo de implantação desses novos leitos seja acelerado, uma vez que a necessidade desses serviços cresce com a expansão da Covid-19

Diante do novo cenário epidemiológico ocasionado pelo avanço do Coronavírus em Mato Grosso do Sul, o Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, cobra a abertura imediata de 10 novos leitos de UTI-Covid, no Hospital da Vida, em Dourados. Resende destaca que o município tem registrado aumento na taxa de ocupação de leitos e isto tem causado preocupação à pasta.

“Estamos acompanhando a evolução da doença em nosso Estado e temos visto que o município de Dourados tem registrado aumento quanto a taxa de ocupação de leitos. A ativação dos 10 leitos de UTI-Covid no Hospital da Vida é de extrema importância para a região da Grande Dourados. Nós temos pedido ao município para que faça um esforço para montar equipe, considerando, que nós já fornecemos nos anos anteriores todos os equipamentos necessários para a abertura de novos leitos como ventiladores pulmonares, monitores, bombas de infusão e além de outros equipamentos”, pontua.

Geraldo ainda lembra que a transferência de pacientes de Dourados para outros municípios pode ser arriscada. “Não podemos concordar que um paciente que está internado seja transferido para outros municípios como Paranaíba ou Coxim. Isto pode colocar em risco a vida deste paciente devido a longa distância e o transporte. Então, pedimos que o município de Dourados agilize o processo de abertura destes novos leitos”.

Financiamento de novos leitos

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciou que vai custear o funcionamento dos 10 leitos de UTI-Covid no Hospital da Vida, em Dourados. Inicialmente, o custeio será por 60 dias, com possibilidade de prorrogação, dependendo da situação epidemiológica no município.

Anúncio nesse sentido foi feito essa semana pelo secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, atendendo solicitação do prefeito Alan Guedes e do secretário municipal de Saúde Waldno Pereira de Lucena, que relataram a necessidade de fazer frente à nova expansão da pandemia na região da Grande Dourados.

“Seguindo determinação do governador Reinaldo Azambuja, de que não faltem leitos, tanto clínicos quanto de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) a nenhum sul-mato-grossense, o Estado vai custear esses leitos em Dourados. Garantindo que a população da região seja atendida com o devido respeito”, explica Geraldo Resende.

Mais leitos de UTI

Além desses leitos que serão abertos no Hospital da Vida, o Estado reativa nesta sexta-feira (11), mais 10 leitos de UTI-Covid no município de Naviraí. Há a previsão de abertura de mais 10 leitos de UTI-Covid, em Três Lagoas.

Assim, o Estado já realiza o custeio de 15 novos leitos para pacientes de Covid no Hospital Evangélico, em Dourados, sendo 10 de UTI e cinco leitos clínicos.

No último dia 19 de janeiro, foram ativados pela SES, 20 leitos de UTI-Covid, sendo 10 no município de Amambai e 10 em Ponta Porã, sempre mantidos com recursos próprios do Estado.

Além desses, somente neste ano, o Estado, já abriu 10 novos leitos de UTI-Covid no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, totalizando, nesta unidade hospitalar, 28 leitos de UTI-Covid e 39 UTI’s para outras doenças.

O Estado também garante a manutenção de leitos de UTI nos municípios de Aparecida do Taboado, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Nova Andradina e Paranaíba.

Texto: Ricardo Minella e Rodson Lima/SES

Imagem: Ricardo Minella 

Posts recentes

  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Boletim semanal registra mais 601 casos e 7 mortes por Covid em MS
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Mato Grosso do Sul registrou mais 256 casos de covid e seis óbitos nos últimos 7 dias
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
E agora? como posso me proteger? Lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel. Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos. Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar. Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. ao tocar, lave sempre as mãos. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos. Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.
Como o coronavírus é transmitido? A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo )cerca de 2 metros), por meio de: Gotículas de saliva; Espirro; Tosse; Catarro; Toque ou aperto de mãos; Objetos ou superfícies contaminadas.
E quais são os principais sintomas? Similar a uma gripe, Geralmente é uma doença leve a moderada, mas alguns casos podem ficar graves. Os sintomas mais comuns são: Febre; Tosse: Dificuldade para respirar.
Como funciona a vacina contra o coronavírus? as vacinas contra covid-19 adotadas pelo SUS são seguras e cumpriram todas as fases, seguiram critérios científicos rígidos e se uso emergencial foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A pessoa que toma o imunizante tem o risco de desenvolver complicações pela covid-19 reduzido, mas ainda não está claro seu impacto na infecção pelo vírus. Indivíduos vacinados têm menor risco de complicações, mas é possível pessoas vacinadas venham a se infectar e transmitir a doença mesmo que não desenvolvam sintomas.
Acha que está com sintomas da covid19?
covid19: tudo o que você precisa saber.
Sars-cov-2: acompanhe as mutações genéticas do vírus.
Campanha de vacinação contra a gripe.
fonte: cartilha do ministério da saúde.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE

67) 3318-1600
Av. Poeta Manoel de Barros, s/n, Bloco VII
Parque dos Poderes
Campo Grande | MS
CEP: 79031-350

LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital