VACINÔMETRO

Atualizado em 08-08-2022 12:01

DOSES APLICADAS

5.903.321

PRIMEIRA DOSE

2.250.751

SEGUNDA DOSE

1.958.537

DOSE ÚNICA

257.852

Percentual da população do MS com esquema vacinal completo.

78.89%

Secretário cobra abertura imediata de mais 10 novos leitos de UTI-Covid no Hospital da Vida em Dourados

Categoria: Informação | Publicado: quinta-feira, fevereiro 10, 2022 as 11:43 | Voltar

Secretário Geraldo Resende afirma ser necessário que o processo de implantação desses novos leitos seja acelerado, uma vez que a necessidade desses serviços cresce com a expansão da Covid-19

Diante do novo cenário epidemiológico ocasionado pelo avanço do Coronavírus em Mato Grosso do Sul, o Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, cobra a abertura imediata de 10 novos leitos de UTI-Covid, no Hospital da Vida, em Dourados. Resende destaca que o município tem registrado aumento na taxa de ocupação de leitos e isto tem causado preocupação à pasta.

"Estamos acompanhando a evolução da doença em nosso Estado e temos visto que o município de Dourados tem registrado aumento quanto a taxa de ocupação de leitos. A ativação dos 10 leitos de UTI-Covid no Hospital da Vida é de extrema importância para a região da Grande Dourados. Nós temos pedido ao município para que faça um esforço para montar equipe, considerando, que nós já fornecemos nos anos anteriores todos os equipamentos necessários para a abertura de novos leitos como ventiladores pulmonares, monitores, bombas de infusão e além de outros equipamentos", pontua.

Geraldo ainda lembra que a transferência de pacientes de Dourados para outros municípios pode ser arriscada. "Não podemos concordar que um paciente que está internado seja transferido para outros municípios como Paranaíba ou Coxim. Isto pode colocar em risco a vida deste paciente devido a longa distância e o transporte. Então, pedimos que o município de Dourados agilize o processo de abertura destes novos leitos".

Financiamento de novos leitos

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciou que vai custear o funcionamento dos 10 leitos de UTI-Covid no Hospital da Vida, em Dourados. Inicialmente, o custeio será por 60 dias, com possibilidade de prorrogação, dependendo da situação epidemiológica no município.

Anúncio nesse sentido foi feito essa semana pelo secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, atendendo solicitação do prefeito Alan Guedes e do secretário municipal de Saúde Waldno Pereira de Lucena, que relataram a necessidade de fazer frente à nova expansão da pandemia na região da Grande Dourados.

“Seguindo determinação do governador Reinaldo Azambuja, de que não faltem leitos, tanto clínicos quanto de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) a nenhum sul-mato-grossense, o Estado vai custear esses leitos em Dourados. Garantindo que a população da região seja atendida com o devido respeito”, explica Geraldo Resende.

Mais leitos de UTI

Além desses leitos que serão abertos no Hospital da Vida, o Estado reativa nesta sexta-feira (11), mais 10 leitos de UTI-Covid no município de Naviraí. Há a previsão de abertura de mais 10 leitos de UTI-Covid, em Três Lagoas.

Assim, o Estado já realiza o custeio de 15 novos leitos para pacientes de Covid no Hospital Evangélico, em Dourados, sendo 10 de UTI e cinco leitos clínicos.

No último dia 19 de janeiro, foram ativados pela SES, 20 leitos de UTI-Covid, sendo 10 no município de Amambai e 10 em Ponta Porã, sempre mantidos com recursos próprios do Estado.

Além desses, somente neste ano, o Estado, já abriu 10 novos leitos de UTI-Covid no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, totalizando, nesta unidade hospitalar, 28 leitos de UTI-Covid e 39 UTI’s para outras doenças.

O Estado também garante a manutenção de leitos de UTI nos municípios de Aparecida do Taboado, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Nova Andradina e Paranaíba.

Texto: Ricardo Minella e Rodson Lima/SES

Imagem: Ricardo Minella 

Publicado por: Rodson Carmo de Lima

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.