Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
CORONAVÍRUS MS
Governo de MS
  • Início
  • COE
  • Notas
  • Legislação MS
  • Informações COVID-19
  • Boletim Epidemiológico
  • PROSSEGUIR
    • Apresentação
    • Atividades econômicas por faixa de risco
    • Legislação
    • Mapas por Grau de Risco
  • SES

VACINÔMETRO

Atualizado em 03-12-2022 10:42

DOSES APLICADAS

5.980.579

PRIMEIRA DOSE

2.262.254

SEGUNDA DOSE

1.974.483

DOSE ÚNICA

257.964

Percentual da população do MS com esquema vacinal completo.

79.46%

‹ Voltar

Pela primeira vez no ano internações por Covid em MS ficam abaixo de 300

  • 25 ago 2021
  • Categorias:Informação
  • Compartilhar:

Nas últimas semanas Mato Grosso do Sul vem mantendo ritmo de desaceleração da Covid-19.  Os dados desta quarta-feira (25) mostram ligeira queda de novos casos confirmados e também de internações. 

O boletim epidemiológico registrou 378 novos casos da doença em diversos municípios do Estado. Os cinco que mais registraram casos foram: Campo Grande (+265), Dourados (+19), Ribas do Rio Pardo (+15), Cassilândia (+6) e Corumbá (+6). A média móvel segue em decréscimo e com a atualização, cai para 403 casos diários confirmados na última semana. 

Outro dado que vale destaque são as internações que pela primeira vez no ano ficaram abaixo de 300. De 2.722 casos ativos no Estado, 297 são sul-mato-grossenses hospitalizados, sendo 131 em leitos clínicos e 166 em leitos de UTI. 

“Significa uma melhora substancial dentro das pessoas internadas, já chegamos a um recorde de 1.339 no dia 8 de junho, um dia fatídico em que não encontrávamos leitos em nenhum lugar do Estado, e tivemos que recorrer a outras unidades da federação”, lembrou o secretário de saúde, Geraldo Resende. 

O monitoramento da taxa de ocupação global de leitos SUS/UTI mostra tendência de queda em três macrorregiões: Campo Grande (62%), Dourados (49%) e Três Lagoas (50%). Na macrorregião de Corumbá o cenário é de estabilização com 33% com apenas 7% dos leitos ocupados por casos de Covid. 

Os 28 óbitos confirmados nesta quarta-feira elevaram um pouco a média móvel que saiu de 11,6 registrados ontem (24) para 13,6 de hoje. O total de vidas perdidas para a doença desde o início da pandemia no Estado já chega a 9.308. 

“Esse número expressivo, esses óbitos ocorreram em datas anteriores, mas foram fechados definitivamente o prontuário desses pacientes nas últimas 24 horas, mas nossa média móvel nos últimos sete dias é de 13,6, ainda alto para quem está com a imunização avançada como nós”, explicou Resende. 

A taxa de contágio que ficou em 0.88 também conta com uma pequena elevação, mas ainda assim mantendo tendência de estabilidade nos últimos 14 dias. 

Existem 265 amostras em análise no Lacen e laboratórios parceiros e 1.842 casos sem encerramento pelos municípios. 

A melhora do cenário crítico registrado entre os meses de março a junho, é atribuída a eficiência na aplicação das vacinas em Mato Grosso do Sul que segue liderando o ranking nacional. O Estado se aproxima de 3 milhões de doses ministradas e 41.4% da população com o ciclo vacinal completo.

Confira aqui o detalhamento do boletim epidemiológico desta quarta-feira, 25 de agosto de 2021.

Mireli Obando, Subcom

Foto: Chico Ribeiro (Arquivo janeiro/2021)

Posts recentes

  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Boletim semanal registra mais 601 casos e 7 mortes por Covid em MS
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Mato Grosso do Sul registrou mais 256 casos de covid e seis óbitos nos últimos 7 dias
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
E agora? como posso me proteger? Lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel. Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos. Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar. Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. ao tocar, lave sempre as mãos. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos. Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.
Como o coronavírus é transmitido? A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo )cerca de 2 metros), por meio de: Gotículas de saliva; Espirro; Tosse; Catarro; Toque ou aperto de mãos; Objetos ou superfícies contaminadas.
E quais são os principais sintomas? Similar a uma gripe, Geralmente é uma doença leve a moderada, mas alguns casos podem ficar graves. Os sintomas mais comuns são: Febre; Tosse: Dificuldade para respirar.
Como funciona a vacina contra o coronavírus? as vacinas contra covid-19 adotadas pelo SUS são seguras e cumpriram todas as fases, seguiram critérios científicos rígidos e se uso emergencial foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A pessoa que toma o imunizante tem o risco de desenvolver complicações pela covid-19 reduzido, mas ainda não está claro seu impacto na infecção pelo vírus. Indivíduos vacinados têm menor risco de complicações, mas é possível pessoas vacinadas venham a se infectar e transmitir a doença mesmo que não desenvolvam sintomas.
Acha que está com sintomas da covid19?
covid19: tudo o que você precisa saber.
Sars-cov-2: acompanhe as mutações genéticas do vírus.
Campanha de vacinação contra a gripe.
fonte: cartilha do ministério da saúde.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE

67) 3318-1600
Av. Poeta Manoel de Barros, s/n, Bloco VII
Parque dos Poderes
Campo Grande | MS
CEP: 79031-350

LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital