VACINÔMETRO

SEGUNDA DOSE

1.969.104

DOSE ÚNICA

Percentual da população do MS com esquema vacinal completo.

79.27%

Juntos contra o coronavírus: empresários, associações e instituições realizam doações e serviços

Categoria: Sem categoria | Publicado: quarta-feira, abril 1, 2020 as 14:11 | Voltar

Campo Grande (MS) - De termômetros à produção de álcool 70%, incluindo confecção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), é deste modo que instituições, empresas, população e associações se unem e, por intermédio de doações e serviços, apoiam as ações de combate ao Coronavírus desenvolvidas pelo Governo do Estado.

Em Dourados, por exemplo, três irmãos de uma indústria de fertilizantes chamada Adubos Fertipol fizeram a aquisição de 50 termômetros digitais e os doaram para a Secretária de Estado de Saúde. Este material é utilizado nas 13 barreiras sanitárias no Estado, assim como no Aeroporto Internacional de Campo Grande, e ajudará no controle dos casos suspeitos, uma vez que a febre é dos sintomas de contaminação do Covid-19.

Para um dos proprietários da empresa, Alexandre Saad Lorenzini, se cada um que puder fizer sua parte, a pandemia poderá ser controlada mais rapidamente. “É necessário que neste momento difícil todos estejamos unidos”.

Do mesmo modo, a campanha preventiva do Corpo de Bombeiros, juntamente com o Hospital Regional, motivada pela própria população para aumentar o estoque de produtos hospitalares, iniciada no dia 24 de março, até o momento já arrecadou mais de 150 itens, entre 13,7 mil máscaras (de vários tipos: tecidos, descartáveis, etc.), mais de 27 mil luvas de diversos tamanhos, 650 agulhas, 267 aventais/jalecos, blusas e calças privativas, 978 macacões e 16 termômetros, além de toucas, fraldas descartáveis infantis e geriátricas, álcool, TNT, óculos de segurança, entre outros materiais.

Doações incluem álcool em gel e outros materiais hospitalares

Por parte do setor produtivo, uma iniciativa ganhou notoriedade tanto pelo volume como pela união de esforços entre o meio rural, industrial e órgãos públicos. As usinas, por meio da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul) doaram 200 mil litros de álcool ao Estado. O envasamento e transformação do álcool em 70% ficou por conta da Bamboa, a articulação que envolveu ambas instituições ficou por conta da Semagro, enquanto que a SES está encarregada da distribuição do produto nas secretarias municipais e em unidades hospitalares.

“As unidades industriais associadas à Biosul ficam orgulhosas de participar desse esforço, que reúne outros setores, na prevenção e contenção do Covid-19 em nosso Estado”, afirma o presidente da associação, Roberto Hollanda Filho.

Ainda mais recente, nessa terça-feira (31), a empresa Cortex, do ramo têxtil de Três Lagoas fez a doação de mais um lote de tecido para fabricação de máscaras para utilização em procedimentos de saúde. Já é a segunda fez que a indústria toma a iniciativa e o material será repassado

A ação foi acompanhada e intermediada pelo Comitê de Gestão e Monitoramento das Ações de mitigação dos efeitos da pandemia COVID-19, coordenado pela Semagro. Este foi o segundo lote de tecido doado pela Cortex. O material é repassado à Agência Estadual de Administração Penitenciária, que utiliza mão-de-obra dos detentos das unidades masculina e feminina para a confecção de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para médicos e enfermeiros das

Ação na Agepen resulta na confecção de máscaras

unidades de saúde do Estado.

“Esse é o segundo lote de material doado pela Cortex para a confecção de máscaras para uso dos profissionais da área de Saúde e todas as pessoas que estão trabalhando nas medidas de prevenção da doença. É mais uma ação articulada pelo Comitê de Gestão e Monitoramento das Ações de mitigação dos efeitos do coronavírus, coordenado pela Semagro. Estamos recebendo o apoio de vários empresários nesse momento e auxiliando na adoção de protocolos de segurança para garantir a saúde dos trabalhadores, o emprego e a produção”, comenta o secretário Jaime Verruck.

Trabalho da Agepen

O Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e parceiros entregou, nesta semana, o primeiro lote de uniformes e materiais de proteção individual produzidos pelos internos do presídio de Segurança Máxima. Ao todo foram entregues 49 uniformes (composto por capotes, coletes, calças e propés) para os profissionais de saúde do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. A meta é que também sejam produzidas, diariamente, cerca de três mil máscaras de TNT.

Na avaliação do titular da SES, Geraldo Resende, mostra o comprometimento de instituições públicas e privadas no combate à pandemia. “Estamos todos juntos. O que importa é a solidariedade”.

Ana Brito - Subsecretaria de Comunicação

Fotos: Divulgação Semagro