Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
CORONAVÍRUS MS
Governo de MS
  • Início
  • COE
  • Notas
  • Legislação MS
  • Informações COVID-19
  • Boletim Epidemiológico
  • PROSSEGUIR
    • Apresentação
    • Atividades econômicas por faixa de risco
    • Legislação
    • Mapas por Grau de Risco
  • SES

VACINÔMETRO

Atualizado em 03-12-2022 10:42

DOSES APLICADAS

5.980.579

PRIMEIRA DOSE

2.262.254

SEGUNDA DOSE

1.974.483

DOSE ÚNICA

257.964

Percentual da população do MS com esquema vacinal completo.

79.46%

‹ Voltar

Governador de Rondônia agradece Reinaldo Azambuja por ceder 12 leitos de UTI e transportar pacientes

  • 08 fev 2021
  • Categorias:Informação
  • Compartilhar:

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, fez questão de gravar um vídeo agradecendo ao governador Reinaldo Azambuja pela cedência de 12 leitos de UTI (Unidade de Terapia intensiva) a pacientes do seu estado no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, além de disponibilizar uma aeronave do Corpo de Bombeiros para fazer o transporte destas pessoas, que estão em estado grave devido a covid-19.

“Estou aqui neste momento para agradecer ao governador Reinaldo Azambuja por ceder 12 leitos de UTI, bem como a aeronave para transportar os pacientes de Rondônia para Mato Grosso do Sul. Estou muito grato ao senhor e toda sua equipe”, afirmou Marcos Rocha.

Download

Ele estava acompanhado do secretário estadual de Saúde de Rondônia, Fernando Máximo, que também agradeceu a ajuda de Mato Grosso do Sul e o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES). “Quero agradecer ao secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende por todo apoio que tem nos dado, com a permissão do governador (Reinaldo Azambuja). Tem sido um parceiro nesta pandemia e estão dando as mãos para gente”, descreveu Máximo.

Marcos Rocha lembrou que Rondônia prestou ajuda aos pacientes do Amazonas e agora está recebendo o devido apoio do Governo de Mato Grosso do Sul. “Esta união de esforços que vai nos fazer vencer esta pandemia”, completou ele.

Leitos 

O primeiro paciente de Rondônia a chegar no Estado foi um idoso de 61 anos, no dia 29 de janeiro. Até o dia 31 já haviam cinco pacientes (Rondônia) sendo tratados no Hospital Regional, em Campo Grande. Segundo a diretora da unidade, Rosana Leite, já chegaram 11 pacientes até a madrugada de domingo (07) e tem a previsão de chegar mais um ainda nesta segunda-feira (08).

Ela ainda revelou que deste grupo um paciente que veio de Ji-Paraná (RO) acabou falecendo, já que chegou ao Estado em estado grave. A diretora confirmou que foram abertos 12 leitos de UTI para atender os pacientes de Rondônia.

A aeronave Bimotor Baron do Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul está fazendo este transporte de passageiros de Rondônia para Campo Grande. Ela trouxe um paciente na última madrugada e já está escalada para trazer outro (paciente) nesta segunda-feira.

Governador ofereceu ajuda humanitária para AM e RO (Foto: Chico Ribeiro)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando começou as crises de leitos de UTI e falta de oxigênio nos estados do Norte do Brasil, o governador Reinaldo Azambuja se prontificou em ajudar, cedendo leitos para que estes pacientes possam vir para Mato Grosso do Sul. Esta ajuda humanitária é uma forma de trabalhar em conjunto na luta contra a pandemia do coronavírus.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, também destacou a importância de ajudar neste momento de combate a covid-19. “O Governo do Estado teve a sensibilidade de estender a mão aos Estados que precisam de ajuda, para podermos salvar vidas dos pacientes de Rondônia, daqueles que precisam de leitos de UTI, já que houve colapso no sistema de saúde do estado”.

Comunicação Governo MS

Posts recentes

  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Boletim semanal registra mais 601 casos e 7 mortes por Covid em MS
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Mato Grosso do Sul registrou mais 256 casos de covid e seis óbitos nos últimos 7 dias
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
E agora? como posso me proteger? Lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel. Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos. Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar. Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. ao tocar, lave sempre as mãos. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos. Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.
Como o coronavírus é transmitido? A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo )cerca de 2 metros), por meio de: Gotículas de saliva; Espirro; Tosse; Catarro; Toque ou aperto de mãos; Objetos ou superfícies contaminadas.
E quais são os principais sintomas? Similar a uma gripe, Geralmente é uma doença leve a moderada, mas alguns casos podem ficar graves. Os sintomas mais comuns são: Febre; Tosse: Dificuldade para respirar.
Como funciona a vacina contra o coronavírus? as vacinas contra covid-19 adotadas pelo SUS são seguras e cumpriram todas as fases, seguiram critérios científicos rígidos e se uso emergencial foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A pessoa que toma o imunizante tem o risco de desenvolver complicações pela covid-19 reduzido, mas ainda não está claro seu impacto na infecção pelo vírus. Indivíduos vacinados têm menor risco de complicações, mas é possível pessoas vacinadas venham a se infectar e transmitir a doença mesmo que não desenvolvam sintomas.
Acha que está com sintomas da covid19?
covid19: tudo o que você precisa saber.
Sars-cov-2: acompanhe as mutações genéticas do vírus.
Campanha de vacinação contra a gripe.
fonte: cartilha do ministério da saúde.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE

67) 3318-1600
Av. Poeta Manoel de Barros, s/n, Bloco VII
Parque dos Poderes
Campo Grande | MS
CEP: 79031-350

LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital