Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
CORONAVÍRUS MS
Governo de MS
  • Início
  • COE
  • Notas
  • Legislação MS
  • Informações COVID-19
  • Boletim Epidemiológico
  • PROSSEGUIR
    • Apresentação
    • Atividades econômicas por faixa de risco
    • Legislação
    • Mapas por Grau de Risco
  • SES

VACINÔMETRO

Atualizado em 03-12-2022 10:42

DOSES APLICADAS

5.980.579

PRIMEIRA DOSE

2.262.254

SEGUNDA DOSE

1.974.483

DOSE ÚNICA

257.964

Percentual da população do MS com esquema vacinal completo.

79.46%

‹ Voltar

Prosseguir: SES traça nova estratégia de acompanhamento sobre a Covid-19 em MS

  • 17 set 2020
  • Categorias:Informação
  • Compartilhar:

Para aperfeiçoar ainda mais a elaboração e execução das ações para o enfrentamento à Covid-19, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) criou uma estratégia para que as redes assistenciais dos municípios possam contar com apoio necessário às ações de combate ao coronavírus.

Para isso, a SES designou servidores da saúde para atuarem como “padrinhos e madrinhas” e serem agentes colaboradores neste projeto. A Resolução Nº 60/SES/MS foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (17).

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, os padrinhos e madrinhas farão a interlocução com os representantes da rede de assistência de saúde nos municípios para que eles prestem assessoria na construção de novas ações e estratégias ao enfrentamento à Covid-19.

A SES também criou um manual que contém as atribuições mínimas previstas para os padrinhos e madrinhas que serão responsáveis por: intermediar a comunicação com os coordenadores de epidemiologia e da rede de assistência de saúde nos municípios; dirimir eventuais dúvidas técnicas ao seu respectivo “afilhado” (município); recomendar adoção de medidas mínimas para o fortalecimento das ações de proteção para o enfrentamento à Covid-19 e recepcionar informações e dados elaborados pelos respectivos municípios.

Conforme a Resolução ‘P’ SES Nº 425, os servidores selecionados foram designados para atuarem nas quatro macrorregiões (Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas), que incorporam as microrregiões de saúde.

O manual recomenda que os padrinhos ou madrinhas deverão entrar em contato o mais rápido possível com seu afilhado (município de responsabilidade) para conhecer a situação atual. Deve-se buscar o contato direto, via telefone, com o respectivo secretário municipal da Saúde. Em caso de impossibilidade, o contato será feito direto com o coordenador da assistência ou com o coordenador da vigilância em saúde de cada município.

O padrinho ou a madrinha deve entrar em contato com o afilhado (município) no mínimo três vezes por semana, de forma a se manter informado sobre a situação atual do município. Deve ainda acompanhar o quantitativo de casos Covid-19, e caso haja aumento de casos discrepantes, entrar em contato com seu afilhado buscando conhecer a justificativa desta ocorrência e prestar auxílio, quando possível. Para essa atividade, uma planilha contendo o número atualizado dos casos notificados/confirmados de Covid-19 será encaminhada pela Coordenadoria Estadual do Telesaúde de Mato Grosso do Sul.

Prosseguir

O Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) vem implementando diversos indicadores, sendo um deles a Capacidade de Monitoramento e Rastreio do Contato de Casos Confirmados Covid-19. Tendo como pilares estratégicos a Saúde, a Economia e Recomendações de Flexibilização, a metodologia  utiliza os elementos de monitoramento indicados pela Organização Pan Americana de Saúde (Opas) e, por consequência, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Prosseguir é monitorado por um Comitê Gestor, formado por membros de diferentes instituições e secretarias (como Segov, SES, Sefaz, Semagro, SAD, Sejusp, CGE, PGE e Conleg) que se reúne para análise e avaliação dos indicadores. As informações dos municípios são encaminhadas aos prefeitos e aos empresários, por meio de entidades representativas.

Rodson Lima, SES

Posts recentes

  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Boletim semanal registra mais 601 casos e 7 mortes por Covid em MS
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Mato Grosso do Sul registrou mais 256 casos de covid e seis óbitos nos últimos 7 dias
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
E agora? como posso me proteger? Lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel. Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos. Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar. Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. ao tocar, lave sempre as mãos. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos. Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.
Como o coronavírus é transmitido? A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo )cerca de 2 metros), por meio de: Gotículas de saliva; Espirro; Tosse; Catarro; Toque ou aperto de mãos; Objetos ou superfícies contaminadas.
E quais são os principais sintomas? Similar a uma gripe, Geralmente é uma doença leve a moderada, mas alguns casos podem ficar graves. Os sintomas mais comuns são: Febre; Tosse: Dificuldade para respirar.
Como funciona a vacina contra o coronavírus? as vacinas contra covid-19 adotadas pelo SUS são seguras e cumpriram todas as fases, seguiram critérios científicos rígidos e se uso emergencial foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A pessoa que toma o imunizante tem o risco de desenvolver complicações pela covid-19 reduzido, mas ainda não está claro seu impacto na infecção pelo vírus. Indivíduos vacinados têm menor risco de complicações, mas é possível pessoas vacinadas venham a se infectar e transmitir a doença mesmo que não desenvolvam sintomas.
Acha que está com sintomas da covid19?
covid19: tudo o que você precisa saber.
Sars-cov-2: acompanhe as mutações genéticas do vírus.
Campanha de vacinação contra a gripe.
fonte: cartilha do ministério da saúde.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE

67) 3318-1600
Av. Poeta Manoel de Barros, s/n, Bloco VII
Parque dos Poderes
Campo Grande | MS
CEP: 79031-350

LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital