Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
CORONAVÍRUS MS
Governo de MS
  • Início
  • COE
  • Notas
  • Legislação MS
  • Informações COVID-19
  • Boletim Epidemiológico
  • PROSSEGUIR
    • Apresentação
    • Atividades econômicas por faixa de risco
    • Legislação
    • Mapas por Grau de Risco
  • SES

VACINÔMETRO

Atualizado em 03-12-2022 10:42

DOSES APLICADAS

5.980.579

PRIMEIRA DOSE

2.262.254

SEGUNDA DOSE

1.974.483

DOSE ÚNICA

257.964

Percentual da população do MS com esquema vacinal completo.

79.46%

‹ Voltar

Abril verde: período dedicado às vítimas de acidentes de trabalho reforça cuidado a profissionais que combatem coronavírus

  • 28 abr 2020
  • Categorias:Informação, Saúde
  • Compartilhar:

Campo Grande (MS) – Com a finalidade de trazer à reflexão a importância sobre os cuidados com a saúde do trabalhador, assim com a prevenção em relação a acidentes de trabalho, foi instituindo o Abril Verde, período em que se busca intensificar as ações de segurança. O dia 28 de abril é o marco do mês sendo o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho, em menção a um grave acidente ocorrido em 1969 no estado da Virginia, nos EUA, onde 78 trabalhadores vieram a óbito.

Em 2020, devido à pandemia instalada em todo o mundo, o período ganha uma atenção especial, porque reforça a importância e o cuidado que se deve ter com os profissionais que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. “São os profissionais da saúde, os que trabalham no setor de alimentos, na coleta do lixo, enfim em inúmeras áreas que não podem parar durante esse período em que o isolamento social é fator determinante

Secretario de Estado de Saúde, Geraldo Resende, homenageia os profissionais da linha de frente do coronavírus

para vencermos a guerra contra esse vírus. Esses heróis merecem todo nosso respeito e nossa homenagem”, destaca o Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.

Sobre a data

Em 2003, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho, em menção a um grave acidente ocorrido em 1969 no estado da Virginia, nos EUA, onde 78 trabalhadores acabaram perdendo suas vidas.

Em consequência, no Brasil, em 2005, através da Lei n.º 11.121, esse dia também foi utilizado para indicar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Ainda não podemos esquecer que, no dia 07 de abril, é celebrado o dia Mundial da Saúde.

Foi escolhido o mês de abril para marcar o movimento, devido a duas datas importantes relativas ao assunto, uma das datas é o Dia Mundial da Saúde, celebrada em 7 de abril, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que define o conceito de saúde como um “completo bem-estar físico, mental e social”.

Em relação à cor que marca o movimento, foi eleita a cor verde por esta relacionada aos cursos da área de saúde e representar a segurança do trabalho. Vale destacar que o mês de abril foi eleito como um período de fortalecimento do movimento, mas que as ações e a conscientização devem perdurar todo o ano, em busca de melhorar a segurança e a saúde no trabalho.

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Prefeitura Municipal de Campo Grande e outros municípios também publicaram leis instituindo o mês Abril Verde no calendário oficial. O Abril Verde foi instituído pela Lei Estadual 5.196/2018 e que também oficializou o dia 28 de abril como Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Essa iniciativa quer trazer saúde e a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, independente do vínculo empregatício, formal ou informal, e mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência do mesmo.

Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, mantido pelo MPT em parceria com a Organização Internacional do Trabalho, entre 2012 e 2019, o Brasil registrou um acidente de trabalho a cada 49 segundos e uma morte decorrente deles a cada três horas e três minutos.

De acordo com o SINAN – Sistema de Informação de Agravo de Notificação, no Brasil os números registrados de acidentes de trabalho no período de 2012 a 2019 foram 692.131 e no Estado de Mato Grosso do Sul registrou cerca de 21.061 acidentes de trabalho nesse mesmo período. Desse total, 410 resultaram em mortes.

Ana Brito – Subsecretaria de Comunicação

Posts recentes

  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Boletim semanal registra mais 601 casos e 7 mortes por Covid em MS
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Mato Grosso do Sul registrou mais 256 casos de covid e seis óbitos nos últimos 7 dias
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
E agora? como posso me proteger? Lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel. Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos. Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar. Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. ao tocar, lave sempre as mãos. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos. Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.
Como o coronavírus é transmitido? A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo )cerca de 2 metros), por meio de: Gotículas de saliva; Espirro; Tosse; Catarro; Toque ou aperto de mãos; Objetos ou superfícies contaminadas.
E quais são os principais sintomas? Similar a uma gripe, Geralmente é uma doença leve a moderada, mas alguns casos podem ficar graves. Os sintomas mais comuns são: Febre; Tosse: Dificuldade para respirar.
Como funciona a vacina contra o coronavírus? as vacinas contra covid-19 adotadas pelo SUS são seguras e cumpriram todas as fases, seguiram critérios científicos rígidos e se uso emergencial foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A pessoa que toma o imunizante tem o risco de desenvolver complicações pela covid-19 reduzido, mas ainda não está claro seu impacto na infecção pelo vírus. Indivíduos vacinados têm menor risco de complicações, mas é possível pessoas vacinadas venham a se infectar e transmitir a doença mesmo que não desenvolvam sintomas.
Acha que está com sintomas da covid19?
covid19: tudo o que você precisa saber.
Sars-cov-2: acompanhe as mutações genéticas do vírus.
Campanha de vacinação contra a gripe.
fonte: cartilha do ministério da saúde.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE

67) 3318-1600
Av. Poeta Manoel de Barros, s/n, Bloco VII
Parque dos Poderes
Campo Grande | MS
CEP: 79031-350

LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital