VACINÔMETRO

SEGUNDA DOSE

1.974.483

DOSE ÚNICA

Percentual da população do MS com esquema vacinal completo.

79.46%

Coronavírus: Representantes da SES realizam visita técnica no Hospital Regional de Dourados

Categoria: Sem categoria | Publicado: segunda-feira, abril 27, 2020 as 09:45 | Voltar

Campo Grande (MS) – Acompanhar e verificar a estrutura do Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados em relação ao atendimento referente ao coronavírus. Foi com este objetivo que profissionais representantes da Secretaria de Estado de Saúde, realizaram, durante esta semana, visita técnica a esta unidade hospitalar.

O médico Ricardo do Carmo Filho, que representa a UFGD (Universidade da Grande Dourados) e a médica infectologista Andyane Tetila, que atua na SES em Dourados, realizaram a visita, conduzida pela diretora geral da unidade, Patrícia de Oliveira.

A equipe conheceu a estruturação do hospital para ser uma referência de leitos clínicos para atendimento da Covid-19, seus fluxos, equipamentos disponíveis, bem como ter acesso à toda estrutura física.

Serão disponibilizados 32 leitos clínicos, com três deles para suporte e estabilização. Os fluxos das áreas de acesso, internação, serviços de suporte já estão desenhados e prontos para funcionamento.  Para Ricardo do Carmo Filho, a estrutura do hospital auxiliará no atendimento à demanda contra o coronavírus. “Ficamos confortáveis com a qualidade do serviço de hotelaria do hospital, a estruturação dos fluxos. Tudo está muito bem estruturado, com fluxos seguros, com a separação das equipes administrativas e assistenciais, com áreas limpas e áreas sujas bem estabelecidas, com fluxo seguro, garantindo a qualidade e a segurança no atendimento aos pacientes”.

Do mesmo modo, a avaliação da Andyane é positiva: “Os fluxos internos e a estrutura estão bem formulados, as equipes receberão capacitação sobre prevenção e controle de infecção, em parceria com a Vigilância em Saúde do município. Em breve estarão prontos para receber os pacientes suspeitos ou confirmados, com segurança".

O HRCGD é um hospital estadual, administrado pela empresa Acqua, e oferecia atendimento hospitalar eletivo, para especialidades cirúrgicas. Em decorrência da suspensão destas cirurgias, devido o atual estado de emergência decretado (Pandemia Covid-19), o Governo do Estado, por intermédio da SES, disponibilizou os seus serviços para o atendimento da demanda de leitos Covid-19 para a macrorregião de Dourados.

Para Ricardo do Carmo Filho o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado tranquiliza o município diante do atual cenário: “Destaco o papel do secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, nessa interlocução, assim como no assessoramento das decisões da SES e o clima amistoso na tomada de decisão”.

Ana Brito - Subsecretaria de Comunicação

Publicado por: araes