Campo Grande (MS) – Duas iniciativas do Governo de MS têm atuado efetivamente para o combate ao coronavírus no Estado. O drive-thru, por exemplo, contabiliza na primeira semana de atuação cerca de 300 exames agendados no Quartel Central do Corpo de Bombeiros.
Apesar do nome, a população que não possui automóvel pode realizar o atendimento pelo mesmo sistema sendo encaminhada para duas unidades de saúde: a UPA da Coronel Antonino e o Centro Regional de Saúde do Cophavilla II.
Para evitar congestionamentos na linha, o Tenente-coronel Fernando Carminati, Chefe da Assessoria de Comunicações, explica que nem todos os casos são elegíveis para a realização do exame, apenas os que apresentam sintomas gripais. “Muitas pessoas nos ligam sem os sintomas, sem necessidade e isso pode prejudicar o contato de quem realmente precisa. Isso pode congestionar nosso serviço telefônico”.
O Drive-Thru Coronavírus funcionará da seguinte maneira: o cidadão entra em contato pelo Disk Covid (67 3311 6262), relata os sintomas à equipe de saúde que preenche um formulário interno; caso a pessoa apresente algum tipo de sintomas gripais, como febre, coriza, dor na garganta, entre outros, é agendada uma consulta no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros, entre a rua 14 de julho com a 07 de setembro.
A consulta é agendada via telefone e confirmada por um SMS, mensagem por celular, com a data, o horário e o local. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos) e levando cerca de 05 minutos, ou seja, de forma rápida, organizada e segura.
O exame é encaminhado ao Laboratório da UFMS ou ao Laboratório Central, o resultado leva de 24h a 48h no máximo e é encaminhado, por SMS, ao paciente, que também é acionado pela equipe médica responsável do Disk Covid. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde – www.saude.ms.gov.br.
Disk Covid – Implantado no dia 24 de março, o Disque Dúvidas Coronavírus já atendeu mais de 4,8 mil chamadas telefônicas de todo o Estado. A maior parte das ligações se trata de dúvidas sobre os sintomas. A equipe é formada por 12 profissionais de saúde, e a viatura precisou se deslocar para atendimento local por 9 vezes.
Ana Brito – Subsecretaria de Comunicação