Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
CORONAVÍRUS MS
Governo de MS
  • Início
  • COE
  • Notas
  • Legislação MS
  • Informações COVID-19
  • Boletim Epidemiológico
  • PROSSEGUIR
    • Apresentação
    • Atividades econômicas por faixa de risco
    • Legislação
    • Mapas por Grau de Risco
  • SES

VACINÔMETRO

Atualizado em 03-12-2022 10:42

DOSES APLICADAS

5.980.579

PRIMEIRA DOSE

2.262.254

SEGUNDA DOSE

1.974.483

DOSE ÚNICA

257.964

Percentual da população do MS com esquema vacinal completo.

79.46%

‹ Voltar

SES participa de live sobre os impactos da pandemia na vida dos idosos

  • 29 set 2020
  • Categorias:Informação
  • Compartilhar:

Idosos são os que correm o maior risco de desenvolver complicações decorrentes da COVID-19

A Secretária-Adjunta da Secretaria de Estado de Saúde, Dra. Crhistine Maymone, participa nesta terça-feira (29), às 15 horas, da live “Como amenizar os efeitos da pandemia nas pessoas idosas”? A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, por meio da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Idosos. A transmissão, em alusão à Semana Estadual da Pessoa Idosa, instituída pela Lei Estadual nº 4.796/2015, ocorrerá na página oficial do Governo no Facebook.

Em razão da realidade advinda da pandemia, coloca os idosos como o grupo com maior risco de desenvolver complicações decorrentes da COVID-19, que podem inclusive levar à morte. A orientação é que fiquem isolados de jovens e de crianças e que mantenham distância de outras pessoas, visando evitar o contágio da doença – o que também pode desencadear um estado de ansiedade, solidão e depressão, afastando os idosos da família e dos amigos.

No Brasil, são considerados idosos aqueles com 60 anos ou mais e, conforme o IBGE, o número de pessoas nessa faixa etária chega a 13% da população brasileira – o que corresponde a 28 milhões de pessoas, das quais cerca de 17% apresentam limitações funcionais para realizar atividades da vida diária.

LIVE

O encontro on-line terá a participação do diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Ferreira Miranda, que discutirá a importância da atividade física regular aos idosos e as ações desenvolvidas pela entidade para atender pessoas desta faixa etária (60 anos ou mais), especialmente durante o período pandêmico da Covid-19.

Também vão compor a mesa de discussão o deputado estadual Renato Câmara, presidente da Frente Parlamentar; a secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Saúde, Dra. Crhistine Maymone; e a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, representando a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica e fazendo a mediação do debate ao vivo.

A Semana Estadual da Pessoa Idosa teve início na última sexta-feira (25) e se estende até o dia 1º de outubro. A finalidade é estimular as atividades físicas e mentais a pessoas idosas; conscientizar o idoso e toda a sociedade sobre sua importância como fonte de experiências e sobre o importante papel na construção de uma sociedade com maior qualidade de vida, além de sensibilizar diversos segmentos da sociedade para a atenção a indivíduos desta faixa etária.

Rodson Lima, SES

Posts recentes

  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Boletim semanal registra mais 601 casos e 7 mortes por Covid em MS
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
  • Mato Grosso do Sul registrou mais 256 casos de covid e seis óbitos nos últimos 7 dias
  • Boletim Coronavírus – Covid-19
E agora? como posso me proteger? Lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel. Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos. Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar. Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. ao tocar, lave sempre as mãos. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos. Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.
Como o coronavírus é transmitido? A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo )cerca de 2 metros), por meio de: Gotículas de saliva; Espirro; Tosse; Catarro; Toque ou aperto de mãos; Objetos ou superfícies contaminadas.
E quais são os principais sintomas? Similar a uma gripe, Geralmente é uma doença leve a moderada, mas alguns casos podem ficar graves. Os sintomas mais comuns são: Febre; Tosse: Dificuldade para respirar.
Como funciona a vacina contra o coronavírus? as vacinas contra covid-19 adotadas pelo SUS são seguras e cumpriram todas as fases, seguiram critérios científicos rígidos e se uso emergencial foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A pessoa que toma o imunizante tem o risco de desenvolver complicações pela covid-19 reduzido, mas ainda não está claro seu impacto na infecção pelo vírus. Indivíduos vacinados têm menor risco de complicações, mas é possível pessoas vacinadas venham a se infectar e transmitir a doença mesmo que não desenvolvam sintomas.
Acha que está com sintomas da covid19?
covid19: tudo o que você precisa saber.
Sars-cov-2: acompanhe as mutações genéticas do vírus.
Campanha de vacinação contra a gripe.
fonte: cartilha do ministério da saúde.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE

67) 3318-1600
Av. Poeta Manoel de Barros, s/n, Bloco VII
Parque dos Poderes
Campo Grande | MS
CEP: 79031-350

LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital