VACINÔMETRO

Atualizado em 03-12-2022 10:42

DOSES APLICADAS

5.980.579

PRIMEIRA DOSE

2.262.254

SEGUNDA DOSE

1.974.483

DOSE ÚNICA

257.964

Percentual da população do MS com esquema vacinal completo.

79.46%

PROSSEGUIR

Apresentação

Em um quadro de inúmeras incertezas, como o atual, gerado pela pandemia, buscar informações é fundamental para orientar o trabalho conjunto a ser feito e assim evitar mais perdas de vidas.

Nesta direção, o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, com o apoio técnico da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), criou o Programa de Saúde e Segurança na Economia (PROSSEGUIR), com o objetivo de estruturar um método baseado em dados, informações e indicadores capazes de nortear os diversos agentes da sociedade, principalmente os entes públicos, a tomarem suas decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da COVID 19 em nosso Estado.

É importante repetir que não se trata de uma competição, sobre quem faz mais e melhor, ou de um instrumento para apontar eventuais culpados, porque o nosso trabalho é integrado e movido a cooperação – o resultado de um agente ou instituição impacta diretamente o resultado dos demais. Todos temos nossa parcela de responsabilidade e a nossa determinação é buscar as melhores soluções técnicas possíveis e disponíveis, caso a caso, para vencer a doença.

Para contribuir nesta direção, o Programa Prosseguir trata simultaneamente diferentes áreas afetadas pela pandemia. Aqui se verá a abordagem sanitária – de saúde – associada diretamente à segurança das atividades econômicas, não apenas para mitigar a doença, mas também e especialmente evitar a todo custo medidas ainda mais drásticas e restritivas, como o lockdown.

O programa demanda a colaboração de todos para o aperfeiçoamento do modelo. É necessário que os sistemas de saúde sejam alimentados da forma mais ágil e correta, para que os números não distorçam ainda mais a realidade e o processo de tomada de decisão traga os resultados que a nossa sociedade espera e precisa. Assim, o estado se soma às prefeituras municipais, base de alimentação do sistema, para que o trabalho avance e resultados também.

Neste momento estamos todos aprendendo juntos. Por isso, não há aqui a pretensão de garantir que o modelo seja infalível ou melhor que qualquer outro, pois muitos outros agentes da sociedade vêm procurando estudar e conhecer melhor a nossa realidade para buscar alternativas.

É nosso dever e nossa responsabilidade, portanto, nos somarmos a este esforço coletivo.

Comitê do Programa de Saúde e Segurança da Economia – PROSSEGUIR.

Comitê Prosseguir: Segov, SES, Semagro, Sejusp, Sad, Sefaz, PGE, CGE e Conleg.

Coordenação Técnica: Secretária-Adjunta de Saúde (SES) e Superintendência de Gestão Estratégica (SEGOV).

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.