Estado referência na vacinação contra a Covid-19, Mato Grosso do Sul realiza a quase dois meses, a imunização dos profissionais do transporte coletivo rodoviário de passageiros que foram inseridos nesta quarta-feira (23), no grupo prioritário na vacinação pelo Ministério da Saúde.
O Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que este grupo incluído na vacinação são de extrema importância. “Os trabalhadores dos transportes urbanos são essenciais para todos aqueles que precisam ir ao trabalho. Nós precisamos avançar ainda mais na vacinação em nosso Estado”.
De acordo com a resolução Nº 77/CIB/SES, publicada no dia 29 de abril, passaram a ser vacinados naquele mês os trabalhadores da Educação do Ensino Básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA); e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros.
Vacinação
Levantamento nacional destaca que Mato Grosso do Sul já vacinou metade da população adulta do Estado. Isto significa que a cada dois sul-mato-grossenses adultos, um já tomou uma dose de imunizante contra a Covid-19. Os dados divulgados nesta terça-feira (22) apontam que 1.077.335 tomaram a primeira dose de vacina contra a Covid-19, o que corresponde a 51,8% de vacinados adultos. E 405.021, sendo 19,5%, já foram imunizados com a segunda dose de vacina no Estado.
Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o motivo é de muita comemoração. “Temos trabalhado muito para ocuparmos esta posição e acredito que vamos ser o primeiro Estado do país a sair desta pandemia. Para que isto aconteça é preciso que os municípios continuem vacinando no sábado e no domingo. Assim, as vacinas que chegam em nosso Estado, queremos que a imunização aconteça na maior velocidade possível. É uma corrida que salva vidas”.
Mato Grosso do Sul está como o único Estado que apresenta maior percentual de população alvo vacinada com a segunda dose. Desde o começo da imunização no Brasil, o Estado sempre manteve desempenho excelente na vacinação contra a Covid-19, estando nas primeiras colocações no índice de imunização e liderando por semanas o ranking nacional.
Rodson Lima, SES
Foto: Ana Letícia Gaúna